Projeto Cine Iberê exibe o filme francês "La Jetée" no domingo

Projeto Cine Iberê exibe o filme francês "La Jetée" no domingo

Média-metragem é considerado uma das obras de ficção científica mais influentes do cinema mundial

Correio do Povo

Projeto Cine Iberê exibe o filme francês "La Jetée" no domingo

publicidade

A Fundação Iberê Camargo (Padre Cacique, 2000), em Porto Alegre, exibe neste domingo "La Jetée", considerada uma das obras de ficção científica mais influentes do cinema mundial. O média-metragem realizado pelo cineasta, artista multimídia e escritor francês Chris Marker, em 1962, ganhará uma sessão comentada no projeto Cine Iberê a partir das 16h, com entrada gratuita. Participam da atividade a artista visual, escritora e professora de História da Arte Maria Helena Bernardes e a professora, pesquisadora e coordenadora do projeto de extensão Cine Diversidade da ULBRA, Gabriela Almeida.

"La Jetée" tem uma linguagem inovadora, realizado na forma de um photo-roman, e é uma viagem no tempo em imagens fixas. Na Paris devastada pela Terceira Guerra Mundial, os poucos sobreviventes pesquisam a viagem no tempo, com a esperança de mandar alguém de volta ao mundo pré-guerra para buscar comida, suprimentos e uma solução para sua situação. Neste contexto, um homem é assombrado por uma memória de infância que o perturba e que aconteceu na plataforma do aeroporto de Orly, alguns anos antes do início da Terceira Guerra Mundial. A única saída para a humanidade desse espaço pós-apocalíptico se encontra na viagem para o passado e futuro.

A exibição do filme integra o programa Eclipse, uma atividade cinematográfica paralela à exposição "Sol Preto", e tem curadoria de Marta Biavaschi. A mostra, do artista carioca Daniel Frota, parte de sua pesquisa sobre uma expedição científica realizada em 1919, na cidade de Sobral, no sertão do Ceará, que teve o objetivo de observar e documentar um eclipse solar. As instalações, esculturas, gravuras e vídeo expostos investigam o impacto causado pela presença dos pesquisadores britânicos na população local. "Sol Preto" pode ser conferida até o dia 08 de abril, aos sábados e domingos, das 14h às 19h.  

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895