Projeto da Trensurb destaca esculturas de Débora irion

Projeto da Trensurb destaca esculturas de Débora irion

Desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, projeto Coletânea dos Artistas Gaúchos divulga imagens de obras da artista por meio das redes sociais e do Canal Você.

Correio do Povo

"Conhecimento", escultura em alumínio de Débora Irion

publicidade

Nesta segunda-feira (16), a Coletânea dos Artistas Gaúchos divulga novas obras da artista Débora Irion. O projeto é desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb –, buscando destacar a produção dos artistas visuais do estado, dando visibilidade ao seu trabalho para um público que não tem o hábito de frequentar os espaços tradicionais de exposição de arte. Os perfis nas redes sociais da Trensurb e do Espaço Multicultural divulgam, mensalmente, três obras de cada um dos 15 artistas participantes do projeto. As obras também são veiculadas nos monitores do Canal Você (presentes em trens e estações), que apoia o projeto. A curadoria é do poeta e assessor da Trensurb, Élvio Vargas, da artista multimídia Liana Timm e da professora Dione Detanico.

As obras selecionadas pela artista para integrar a Coletânea são esculturas em alumínio, produzidas em 2018, intituladas “Conhecimento”, “Imaginação” e “Poesia”. Débora explica que se trata de “uma série de esculturas com a temática dos livros. Fiz para expressar sobre o que traz a cada pessoa o conhecimento, o significado das palavras que nos são transmitidas pelos livros. Busca, imaginação, conhecimento e o mergulho que tudo isso possibilita para o crescimento da nossa alma”.

Sobre a artista
Débora é graduada em desenho e plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Suas esculturas surgiram com a modelagem em argila e estas se concretizaram nas técnicas de terracota. Hoje, além da terracota, trabalha com metais como o bronze, alumínio, aço corten, ferro e resinas, executando de obras de pequeno a grande porte tanto para interiores como para fachadas de edificações, trabalhando também com algumas técnicas de restaurações. Em sua trajetória, foi contemplada com premiações em exposições em Gramado, Santa Maria e Canela, cidades do Rio Grande do Sul. Recebeu menções honrosas em Santa Maria, Colômbia e México. Tem no seu currículo oito exposições individuais e mais de 200 exposições coletivas no Brasil e no exterior. Executou trabalhos de visibilidade pública em Gramado como o Marco Histórico do Centenário da Igreja São Pedro de Gramado e o Memorial em homenagem ao Centro Esportivo Gramadense. Possui obras de visibilidade pública também em Santa Maria e em Porto Alegre, bem como esculturas em acervos de artes estaduais e internacionais.

Participam também da Coletânea: Liana Timm, Zoravia Bettiol, Clara Pechansky, Mariza Carpes, Graça Tirelli, Maria Clara Leiria dos Santos, Anico Herscowitz, Beatriz Balen Susin, Bernadete Conte, Carlos Wladimirsky, Graça Craidy, Mirian Tolpolar, Rita Gil e Ubiratan Fernandes.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 18 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895