Arte & Agenda

Projeto fotográfico transforma a solidariedade em memória nas imagens de 27 fotógrafos sobre a enchente de 2024

“Memorial das Águas – Reconstrução e Solidariedade” chega à segunda edição com a exposição “Resiliência”

Foto : Kathy Esposito / Divulgação / CP

“Resiliência”, a capacidade de se recuperar de situações adversas/traumatizantes, adaptando-se e superando desafios, mantendo o bem-estar e crescendo com a experiência é o tema da segunda exposição do projeto “Memorial das Águas – Solidariedade e Reconstrução”, com abertura neste sábado, dia 9, a partir das 15h, na Praça da Alfândega. Localizado no coração de Porto Alegre e também palco da histórica enchente de 1941, até então a maior registrada na cidade, superada pela tragédia de maio de 2024, a iniciativa reacende o olhar coletivo sobre a dor, a empatia e a força de reconstrução. A visitação segue diariamente, ao longo de 24h, até o dia 11 de setembro.

A primeira mostra, “Voluntariado”, segundo a organização do evento, foi prestigiada por mais de 40 mil pessoas. Agora, 27 fotógrafos com seus olhares sensíveis expõem 80 imagens que trazem não apenas a dor e a destruição, mas sobretudo a força coletiva que emergiu do desastre. Estes registros documentam, emocionam e revelam perdas, mas também a potência da solidariedade.

Participam: Anelise Ferreira, Ário Gonçalves, Beto Martinez, Camila Mendes, Cláudia Brandão, Claus Canddie, Douglas Fischer, Felipe Campal, Gabriel Vieira, Gustavo Vara, Isabelle Rieger, Jane Cassol, Jorge Lansarin, José R. Costa, Jussara Moreira, Kathy Esposito, Leandro Abreu, Marco Resende, Margaret Abreu, Nádia Santos, Nina Pulita, Paulo Guerra, Paulo Rossi, Rafael Rosa, Rogério Soares, Rosana Duzzo e Sílvia Pozza.

Surgido da urgência de transformar o luto em legado, o “Memorial das Águas” é composto por cinco exposições - três em Porto Alegre e duas em Pelotas - de julho a dezembro de 2025, em locais que ficaram submersos. De autoria de profissionais e amadores selecionados por convocatória pública, registram os impactos da enchente, os resgates, a força do voluntariado e os movimentos de reconstrução afetiva e social nas comunidades atingidas. A terceira e última exposição na capital gaúcha será realizada de 13 de setembro a 9 de outubro, com o título “Conscientização”. Já em Pelotas, o Largo do Mercado sediará a coletiva “Gratidão”, de 25 de outubro a 20 novembro e “Retomada”, de 22 novembro a 20 dezembro.

Interessados em participar das próximas mostras podem se inscrever, gratuitamente, mediante o preenchimento do formulário. A exigência é que sejam maiores de 18 anos e tenham registrado o lado humano, a solidariedade e o recomeço, na catástrofe que assolou a maior parte do Estado no ano passado. Cada autor poderá realizar mais de uma inscrição, podendo ser selecionado com mais de uma imagem. Todas as informações estão no site.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 7 de agosto de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio