Arte & Agenda

Projeto homenageia a memória e o universo poético de Mario Quintana

Dinorah Araújo conduz atividade que traz detalhes da vida e obra do poeta e que liga sua produção à Casa de Cultura e a Porto Alegre

Atriz, jornalista e produtora Dinorah dá vida à personagem Biblió
Atriz, jornalista e produtora Dinorah dá vida à personagem Biblió Foto : Kevin Nicolai

O especial “A Traça Biblió e o Poeta –Brincando com os Versos de Quintana” ganha exibição neste domingo, dentro da programação da na 66ª. Feira do Livro de Porto Alegre, às 15h, pelo Youtube e site site wwwtracabiblio.com.br. O evento marca a abertura de “Traça Biblió Revisitada – 30 Anos de Incentivo à Leitura e Amor aos Livros”, que celebra a trajetória no teatro da personagem criada por Carlos Urbim. 

Produzido pelo Estúdio Ninho, com direção e captação de imagens de Kavin Nicolai, mais do que uma visita guiada, o projeto consiste em uma apresentação teatral feita por Dinorah Araújo, que de forma lúdica, percorre os mais variados espaços da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Ela passa pelas duas alas, da Travessa dos Cataventos à cúpula do 7º andar, incluindo o quarto do poeta, a Biblioteca Infantojuvenil Lucília Minssen e o Jardim Lutzenberger. Trata-se de uma homenagem à memória e ao universo poético de Mario Quintana, cuja obra é contextualizada à instituição cultural e com Porto Alegre. 

A atriz, jornalista e produtora Dinorah desde 2006 apresentou a CCMQ a mais de 5 mil estudantes e integrantes de projetos sociais do Rio Grande do Sul, no roteiro que elaborou com o escritor e jornalista Carlos Urbim. Aqui ela aborda o universo infantil da obra do poeta, sem deixar de incluir aspectos alusivos à infância contidos nos livros para adultos, além de referências que traduzem o amor do autor pela capital gaúcha, uma das grandes fontes inspiradoras da sua produção literária. Enquanto vai mostrando detalhes da CCMQ e contando sobre a vida e a obra do poeta alegretense às crianças, Biblió vai dizendo seus poemas e textos. Sua vida é mesclada com a história do Hotel Majestic, fundado em 1923, e que se tornou o centro cultural,  em 1990, um dos mais completos da América do Sul.

 Os poemas e textos escolhidos são “Pé de Pilão”, “Lili Inventa o Mundo”, “Baú de Espantos”, “Sapo Amarelo”, “A Rua dos Cataventos”, “Canções”, “Sapato Florido”, “Espelho Mágico”, “Caderno H”, “Apontamentos de Histórias Sobrenatural”, “Esconderijos do Tempo”, “A Vaca e o Hipogrifo”, “O Batalhão das Letras e Sapato Furado”.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 20 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio