Pintor, desenhista, fotógrafo e ilustrador, Eduardo Vieira da Cunha é doutor em Artes Plásticas pela Universidade de Paris I - Sorbonne, e professor do Instituto de Artes da Ufrgs. Depois de realizar exposições individuais pelo Brasil, Suíça, Estados Unidos e França, coletivas em museus e galerias de destaque, Eduardo Vieira da Cunha convida a viajar pelo mundo dos sonhos e percorrer caminhos de nossa imaginação, evocando memórias da infância através da composição de um universo lúdico.
Segundo Monica Zielinsky, 'a pintura de Eduardo Vieira da Cunha traz-nos um mundo lírico e solitário, entremeado de memórias e evocações de perdas, em uma perspectiva autobiográfica. Situa-se como um luminoso nicho poético, que, em um primeiro relance, parece encontrar-se fora de seu tempo. No entanto, importantes questões veem-se subjacentes a essas pinturas, todas relevantes para se pensar o fenômeno da arte na atualidade', avalia.
A proposta do projeto Percurso do Artista é de fomentar espaços culturais da universidade, construindo uma nova relação entre artistas e a comunidade, onde as trajetórias de professor e artista se confundem com a história da instituição e também com a memória da cidade de Porto Alegre, pelos percursos que suas obras trilharam em locais públicos, galerias, bienais.