Arte & Agenda

Projeto Persona, de Eva Schul, integra a VIII Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres

Apresentações ocorrem na sexta-feira e no sábado na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Geórgia de Macedo e Viviane Lencina interpretam 'Autoimagem' dentro do projeto Persona
Geórgia de Macedo e Viviane Lencina interpretam 'Autoimagem' dentro do projeto Persona Foto : João Mattos / Divulgação / CP

Uma das bailarinas e coreógrafas mais importantes do país, Eva Schul, volta à cena com Persona, dois espetáculos de 30 minutos cada, nos dias 25 e 26 de outubro (sexta e sábado), a partir das 19h, na VIII Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

O projeto de dança contemporânea da Ânima Cia de Dança, que reúne três gerações de intérpretes-criadores formados por Eva, Geórgia Macedo, Viviane Lencina e Eduardo Severino, estreou de forma virtual em 2022.

Em “Autoimagem”, o espelho, enquanto um processo de duplicação, é sempre um meio para encontro consigo mesmo, mas também lugar de sedução de mistério, de fragmentação do sujeito. Local de fechamento, abertura, ruído, silêncio, sombra. De contemplação e perdição. Inspirado pelo conceito de autoimagem, que carrega também o nome da montagem, o espetáculo tem a ideia de espelho enquanto não imagem, mas enquanto construção de subjetividades.

“Macho Homem Frágil” desmistifica fronteiras geográficas, culturais e de gênero, desnudando confrontos individuais e sociais do homem. Traz à cena fragilidades e frustrações de um macho brasileiro/latino-americano/gauchesco, incorporando suas próprias histórias de violência e fragilidade, de desejo feroz e dúvida cruel, de alegrias e esperanças triviais, em um campo de batalha entre o animal e o racional.

Eva Schul fez da dança contemporânea um lugar para falar da sua relação com o mundo, com as pessoas que a rodeiam e das questões humanas que lhe interessam. Com o tempo, foi se dando conta de que precisava sacudir o espectador, que ele não poderia sair de dentro do teatro isento, que poderia sair com questões para serem discutidas e revistas. “Eu levanto muita bandeira, eu sou muito panfletária. Arte é política, e não tem como escapar disso. Se a minha arte não servir para mudar alguma coisa no mundo, nem que seja em uma pessoa que esteja na plateia, olho no olho comigo, então, para mim, a minha arte não vale coisa alguma. Porque eu não quero alimentar fantasias. Eu não tenho qualquer desejo de trabalhar com lazer. A arte tem uma responsabilidade muito grande, que é retratar o seu tempo, o seu environment, o seu meio, e trazer à tona questões fundamentais na sociedade. Para mim, isso é arte. Ela tem que sacudir, tem que tocar, tem que sensibilizar”, afirma.

FICHA TÉCNICA

Direção: Eva Schul

Intérpretes-criadoras de Autoimagem: Geórgia de Macedo e Viviane Lencina

Trilha sonora Autoimagem: Thiago Ramil

Cenógrafa Autoimagem: Natalia Schul

Concepção figurino Autoimagem: Eva Schul, Geórgia de Macedo e Viviane Lencina

Intérprete-criador de Macho Homem Frágil: Eduardo Severino

Trilha sonora Macho Homem Frágil: Felipe Azevedo

Cenografia Macho Homem Frágil: Eva Schul e Mano Ribeiro

Desenho de Luz: Guto Grecca

Operação de luz: Driko Oliveira

Operação de Som: Thiago Ramil

Produção: Geórgia de Macedo e Viviane Lencina

SERVIÇO

VIII Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres

Persona: Estudos de Criação em obras coreográficas

Quando: 25 e 26 de outubro, sexta e sábado, às 19h

Onde: Teatro Glênio Peres (avenida Loureiro da Silva, 255), na Câmara Municipal de Porto Alegre

Entrada franca: 30 minutos antes do espetáculo, conforme a disponibilidade

Faixa etária: 16 anos

Realização: Câmara Municipal de Porto Alegre

Veja Também

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 22 de julho de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio