Projeto Sarau do Solar encerra hoje a temporada 2023
A Tum Toin Foin Banda de Câmara se apresenta, hoje, no Teatro Dante Barone

publicidade
O encerramento da temporada 2023 do Projeto Sarau do Solar acontece nesta quarta, dia 6, às 19h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Praça Mal. Deodoro, 101). A entrada é solidária, mediante doação de alimentos não perecíveis. Este Sarau do Solar Especial de encerramento da temporada 2023 contará com uma participação especialíssima, a do compositor, arranjador multi-instrumentista e vocalista uruguaio Hugo Fattorusso.
O líder da Tum Toin Foin é Arthur de Faria, compositor, pianista e acordeonista, com 20 álbuns lançados, 30 anos de carreira. Ele juntou 10 instrumentistas vindas e vindos do rock, da música de concerto, do choro/samba, da música regional gaúcha e/ou do jazz na Tum Toin Foin Banda de Câmara. O resultado é uma música instrumental impossível de definir numa só prateleira, mas que conta histórias e leva para passear por diferentes mundos.
O repertório é todo de Arthur de Faria, entre inéditas e novas versões para temas que estão nos 20 álbuns e EPs ou nas mais de 50 trilhas que escreveu para teatro e cinema. Uma música que conta histórias, levando o público para passear.
O grupo fez sua estreia em 2019 no festival Pira Rural, em Ibarama (RS). Depois lotaram o Theatro Guarany de Pelotas no 10º Festival Internacional Sesc de Música e aí veio pandemia e o grupo ficou praticamente parado em 2020. No final de 2021, eles retomaram os trabalhos no show “Música a Serviço”, criado para o projeto Unimúsica, da Difusão Cultural da Ufrgs, disponível no YouTube. Em 2022, depois dos EPs Tum e Tum Toin, eles lançaram pelo selo Áudio Porto o álbum Tum Toin Foin.
No espetáculo acontece a estreia de um arranjo de “Nhanderekoa”, do compositor mbya-guarani Romário Wera-Xonun, da aldeia de Maquiné.
No repertório estão composições como “Brilliant Corners” (Thelonious Monk); “Osvaldo y Astor en Venus” (Arthur de Faria); “Tema das leituras” (Arthur de Faria); Severina (Arthur de Faria); “Boogie de Louco” (Arthur de Faria); “Radar” (Arthur de Faria); “Nhanderekoa” (Romário Wera-Xonun); “Reactionary Tango” (Carla Bley); “Nave Maria” (Tom Zé); “Montevideo de Bici” (Arthur de Faria); “Zoica” (Arthur de Faria); “Três tristes tigres” (Arthur de Faria); “Chama a Monga” (Arthur de Faria); “Psico” (Arthur de Faria); “Construção” (Chico Buarque); “Sabbath Bloody Sabbath (Tony Iommi/Geezer Butler/Ozzy Osbourne/Bill Ward).
CONVIDADO
Sobre o convidado da noite, Hugo Fattorusso começou a atuar profissionalmente aos 12 anos, tocando como acordeonista e pianista no Trio Fattorusso, junto com seu pai, Antônio e seu irmão Osvaldo. Em sua trajetória, ele colaborou com músicos como Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, Eduardo Mateo, Chico Buarque, Rubén Rada, Jaime Ros, Airto Moreira, Djavan, e outros.
O gosto pela melodia, os jogos rítmicos, a surpresa harmônica e expressividade serena e intensa marcam o som do músico latino-americano como Hugo Fattorusso, que buscou amadurecer uma busca pessoal, entre o candombe, o jazz e o samba.