Dois projetos visuais oferecem novos significados sobre Porto Alegre e estão disponíveis para visitação gratuita. Rodrigo Marroni inaugura nesta quinta-feira, na Casa Musgo (Venâncio Aires, 860), “Porto Retrô”, com fotos em preto e branco sobre a Capital. Feitas em 35mm, trazem caminhadas noturnas em dias de baixa neblina, horários alternativos e vistas não tradicionais, com detalhes de uma cidade “escondida”. A mostra valoriza, especialmente, o Guaíba e o Centro Histórico, em 45 imagens, clicadas nos últimos cinco anos.
O fotógrafo voltou a morar na Capital, após três anos estudando no Instituto Europeu de Design, em Milão e, depois deste retorno, esta é a terceira mostra em Porto Alegre. Marroni é diretor e artista residente na Musgo e tem participado de várias iniciativas ligadas à fotografia, pintura em murais, design de interiores e cinema. Uma delas é a Travessa Cultural, que ocupa a rua Vieira de Castro com ações culturais, além de buscar a melhoria do espaço urbano.
Já o artista visual Israel Severo ousa e transforma sete pontos turísticos de Porto Alegre em ilustrações contemporâneas e surreais. A ideia de seu projeto “Olha de Novo”, disponível completamente online, foi criar uma conexão lúdica com a bagagem de memórias de cada indivíduo em relação aos espaços e pontos turísticos de sua cidade e valorizar a cultura local com transgressão criativa, projetando alegorias de forma única nestes lugares.
Cada uma das sete cenas foi criada e desenvolvida por Israel Severo com o uso de ilustração, manipulação digital e fotos clicadas pelo fotógrafo Gerson Turelly. Hoje o “Olha de Novo” virou um mantra, um projeto de vida para o artista e foi feito para todas as pessoas que estão abertas a histórias visuais que provoquem uma nova percepção das coisas a sua volta, suas vidas.
Projetos fotográficos oferecem novos significados sobre Porto Alegre
"Porto Retrô" e "Olha de Novo" propõem novas visões sobre pontos turísticos da Capital