Quando vai ser a Feira do Livro de Porto Alegre? Confira a programação da 70ª edição

Quando vai ser a Feira do Livro de Porto Alegre? Confira a programação da 70ª edição

Evento literário acontece entre os dias 1º e 20 de novembro

Correio do Povo

Sessão de autógrafos, presença de autores consagrados, convidados internacionais e atrações infantis são destaque na programação desta edição

publicidade

A Feira do Livro de Porto Alegre chega em sua 70ª edição. Entre os dias 1º e 20 de novembro, a Praça da Alfândega volta a ser ponto de bancas de livros, oficinas e de diversas atrações culturais para o público. Confira, abaixo, tudo que você precisa saber para a edição deste ano.

  • Que horas abre a Feira do Livro?

Durante todos os dias, o horário de funcionamento dos estandes e as demais atividades acontecem das 10h às 20h.

  • Onde vai ser?

A Praça da Alfândega já é o coração da Feira do Livro há muitos anos, mas a edição de 2024 também contará com diversos outros espaços: o Clube do Comércio, além de receber setores administrativos que fazem o evento girar, irá receber exposição “Grande Sertão”, de Graça Craidy e a exposição da Cordelteca da Câmara Rio-Grandense do Livro, composta por mais de uma centena de livros e folhetos de literatura de cordel. Ambas as exposições têm entrada gratuita e estarão abertas à visitação de 1º a 20 de novembro, das 10h às 20h.

Outros locais são o Teatro Carlos Urbim, o Espaço Força e Luz, o auditório do SindBancários, o Espaço Jovem Banrisul, a Praça de Autógrafos, Praça de Autógrafos Gerdau, Aldeia de Histórias, Território dos Parceiros da Feira

  • Qual é a programação?

A programação oficial da 70ª edição foi divulgada nesta terça-feira, 22. Haverá mais de 700 sessões de autógrafos e mais de 300 programações infantis, entre saraus, contações de história e autógrafos. Durante os dias da feira também serão ofertadas oficinas e palestras voltadas a todos os públicos em diversos espaços do evento. A Praça de Autógrafos Gerdau contará com a presença de escritores como Monja Coen, Martha Medeiros, Lilia Guerra, Rodrigo de Oliveira, Jeferson Tenório, Júlia Dantas, entre outros. Também haverá conversas na presença de convidados como Bela Gil, José Falero, Winnie Bueno, Negra Jaque, entre outros. A solenidade de abertura da feira acontece no dia 1º de novembro, às 18h, no Teatro Petrobras Carlos Urbim.

  • Literatura Negra

A 70ª edição contará, pela primeira vez, com uma curadoria dedicada à Literatura Negra. A coordenação será da escritora e musicista Lilian Rocha, que irá abranger desde os escritores mais renomados até aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de se apresentar no evento.

A literatura negra é destaque nesta edição da feira. No dia 7 de novembro, o encontro "PRETO SOU – Literatura negra" reúne as escritoras Taiasmin Ohnmacht, Ana dos Santos, Eliane Marques para falar de suas vivências, experiências e influências nos seus mais recentes livros, e também conversarão sobre o efeito da mudança no mercado editorial, que proporcionou mais visibilidade e oportunidades para essa literatura nos últimos anos.

Na mesa “Diálogos Literários e Antirracistas”, que acontece dia 9 de novembro, três vozes da literatura e militância antirracista, Lilia Guerra, Winnie Bueno e Nathalia Protázio reúnem-se na Sala Noé de Melo Freitas, do Espaço Força e Luz, para discutir suas trajetórias, obras e o papel essencial da literatura na luta contra o racismo. No mesmo dia, acontece o espetáculo de teatro “Renovação Negra, Sim!” no Teatro Petrobras Carlos Urbim.

  • Música

A música também estará presente no evento literário, como a presença de Vitor Ramil na Praça da Alfândega no dia 3 de novembro. No dia 6, é a vez da apresentação da Orquestra Comunitária de Saxofones do RS. O Sarau Elétrico em homenagem a Mario Quintana acontece no dia 11 de novembro no Teatro Petrobras Carlos Urbim, com participação de Juarez Fonseca, para alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Também, no dia 15 de novembro, acontece o espetáculo musical “Fantasmagórico, um show do além”, de Antônio Carlos Falcão também no Teatro Carlos Urbim. Já no último dia de evento, em 20 de novembro, a música fica por conta da apresentação de Concertos Comunitários Zaffari.

  • Atrações infantis

Na programação infantil, haverá diversas contações de histórias, principalmente na Aldeia das Histórias, mas também atrações musicais. No dia 4 de novembro, acontece um encontro com o músico Cláudio Levitan para o ciclo “O Autor no Palco”. Também, um bate-papo e show sobre Lupicínio Rodrigues com Arthur de Faria, Glau Barros e Mathias 7 Cordas.

  • Atrações internacionais

Entre os destaques das atrações internacionais, no dia 2 de novembro haverá a presença do escritor Guy Helminger, autor de Luxemburgo, no Espaço Força e Luz. No dia 9 de novembro, o poeta e tradutor premiado Eduardo Langagne conversa, também no Espaço Força e Luz, com Leonardo Garzaro e Benhur Bortolotto sobre seu mais recente livro de poemas, “A Mesa do Escriba” (Ed. Rua do Sabão, 2024).

No mesmo dia e local, Pablo Silva Olazábal, escritor e jornalista cultural uruguaio, autor de “Conversas com Mario Levrero” (Ed. Coragem, 2024), traz um guia para escritores em formação, Olazábal conversa com Andrea Barrios e Luís Augusto Fischer.

No dia 10 de novembro, no Auditório Barbosa Lessa, do Espaço Força e Luz, a autora argentina Claudia Piñeiro promove o lançamento de “Catedrais” (Primavera Editorial, 2024) em conversa com Lu Thomé sobre temas como corrupção, violência e os segredos obscuros que moldam suas histórias.

No dia 16 de novembro, também no Auditório Barbosa Lessa. O jornalista, fotógrafo e escritor argentino Fabián Restivo conversa com Olivio Dutra e o tradutor Rogério Tomaz Jr. sobre seu livro “Palavras para depois: conversas com Pepe Mujica” (Ed. Coragem, 2024).

  • Quem é o patrono da Feira do Livro?

Sérgio Faraco foi nomeado o patrono da 70ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. O autor de “Dançar Tango em Porto Alegre” está contente com a homenagem: “eu me sinto feliz de a partir de agora fazer parte desta engrenagem cultural e de comércio de bens culturais que é a Feira do Livro de Porto Alegre”.

No dia 3 de novembro, na sala Noé de Melo Freitas, do Espaço Força e Luz, o patrono fará uma conversa descontraída na mesa “Sergio Faraco: trajetória e obra literária” com Lea Masina e Sérgius Gonzaga sobre sua carreira e produção literária. Suas influências, desafios e a paixão que guia sua obra, oferecendo ao público uma visão íntima de seu processo criativo.

No dia 14 de novembro, a Sala O Retrato, também no Espaço Força e Luz, recebe a mesa “Sergio Faraco, escritor-tradutor”, com a proposta de discutir sua atuação como escritor-tradutor e iniciador de diversos projetos de tradução e antologização, destacando seu papel para a renovação do sistema literário gaúcho e brasileiro por meio da importação de modelos, temas e ideias. Os participantes são Andrea Kahmann e Sergio Karam.

  • Quanto custa?

Todas as atividades que ocorrem na Feira do Livro de Porto Alegre são gratuitas.

Para mais informações sobre a programação completa, confira o site oficial da Feira do Livro.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 11 de dezembro de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895