Quartchêto lança novo disco em Porto Alegre nesta quarta

Quartchêto lança novo disco em Porto Alegre nesta quarta

Grupo de música instrumental está comemorando 15 anos de carreira

Correio do Povo

Terceiro álbum leva o nome da banda: "Quartchêto"

publicidade

O Quartchêto, grupo de música instrumental formado por Júlio Rizzo (trombone), Luciano Maia (acordeon), Hilton Vaccari (violão) e Ricardo Arenhaldt (percussão), lança seu terceiro disco em Porto Alegre nesta quarta-feira. O show que apresenta o álbum ocorre no Theatro São Pedro (Pça. Marechal Deodoro, s/nº) a partir das 21h. O valor dos ingressos para a apresentação do quarteto, reconhecido pela qualidade sonora e pela simbiose cultural da sua música, baseada na integração cultural campesina do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, varia entre R$ 20 e R$ 60. As entradas podem ser adquiradas na bilheteria do local.

O disco começou a ser preparado durante a turnê europeia do grupo em 2013. Lá, Rizzo e Vaccari compuseram o primeiro tema, "Nachtigall", homenageando o pássaro que não os deixava dormir e que invariavelmente cantava às 03h30min da madrugada. Neste tema, o solista é o passarinho, gravado ao vivo numa das noites insones. A segunda preciosa contribuição veio de Maia, com o "Vanerão de Gibão", que compôs na França minutos antes de entrar no palco.  

A nova produção inclui um “presentão” de Geraldo Flach: a milonga "Não vou desistir de ser feliz" enriquece o disco com um belo improviso do pianista morto em 2011 e que deu uma imensa contribuição à música gaúcha. Também figura neste trabalho a participação do mestre trombonista Raul de Souza em dois temas, dando toque mágico ao novo álbum.

A tracklist ainda conta com a inustida presença da “Dança Húngara nº 1” de Johannes Brahms, numa colaboração erudita do trombonista Julio Rizzo. Em 2015, na Alemanha, o Quartchêto experimentou pela primeira vez tocar a versão desta valsa, que acabou sendo um dos pontos altos do show. 

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895