Quatro novas exposições inauguram em três galerias de Porto Alegre
Coletiva em homenagem a Gelson Radaelli e Projeto Potência na Ecarta, “Veracidade” na Gravura e “Amazona” no MACRS abrem nesta quinta-feira

publicidade
Uma coletiva de dez artistas encerra a temporada de 14 exposições do ano da Galeria Ecarta (João Pessoa, 943). A mostra “Observar é crer; pintar é crer duas vezes” presta homenagem a Gelson Radaelli (falecido em 2020). No Projeto Potência a série de pinturas de “Sempre venho, talvez, daquele outro porto”, de Pamela Zorn, inaugura nesta quinta, 19h. A exposição coletiva reúne 20 obras de Radaelli, Eduardo Haesbaert, Frantz, Guilherme Dable, Lilian Maus, Maria Tomaselli, Marilice Corona, Nelson Wilbert e Ubiratã Braga, do acervo de Bolsa de Arte e Ocre Galeria, com curadoria de Nicolas Beidacki.
A Gravura Galeria de Arte (Corte Real, 647) apresenta a última exposição do ano: “Veracidade”, projeto com fotografias de 31 profissionais. O vernissage ocorre hoje, das 18h30min às 20h30min, e a mostra pode ser conferida até 11 de janeiro de 2025, de segundas a sextas, das 9h30min às 18h30min, e sábados, das 9h30min às 13h30min. Com curadoria de Denise Giacomoni, a mostra foi inaugurada no Paço da Prefeitura em 26 de março, com previsão de permanecer por cerca de 60 dias, e acabou se tornando um dos eventos suspensos pela enchente de maio.
O Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Museu de Arte Contemporânea do RS, promovem hoje, às 18h, a exposição “Amazona, ou a dança das resistências”. A mostra une realidade e ficção, onde sacos de boxe convidam visitantes a interagirem e avatares digitais dão vida a um universo ciborgue. A inauguração também contará com uma performance da criadora Andressa Cantergiani, às 19h. Com entrada gratuita, a mostra pode ser visitada até 9 de fevereiro de 2025, na Galeria Sotero Cosme, da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736).