Rússia anuncia fim da greve de fome do cineasta preso Oleg Sentsov

Rússia anuncia fim da greve de fome do cineasta preso Oleg Sentsov

Ucraniano está detido por acusações de "terrorismo" e "contrabando de armas"

AFP

Cineasta é contrário à anexação da Crimeia pela Rússia

publicidade

O cineasta ucraniano Oleg Sentsov, preso na Rússia, encerrou a greve de fome iniciada há quatro meses, anunciou nesta sexta-feira à agência Interfax o diretor adjunto da administração penitenciária russa. "Acabou com a greve de fome", declarou Vitali Maximenko, em referência a Sentsov. O cineasta é contrário à anexação da Crimeia pela Rússia e está na prisão por acusações de "terrorismo" e "contrabando de armas". O advogado de Sentsov não foi localizado até o momento para confirmar a informação.

• Ucrânia suspeita que Rússia tenha armas nucleares na Crimeia

"Os melhores nutricionistas de Moscou prepararam um regime especial para o fim de sua greve de fome", completou, antes de afirmar que o cineasta "escolheu a vida". Oleg Sentsov havia iniciado uma greve de fome em 14 de maio para exigir a libertação de todos os "prisioneiros políticos" ucranianos detidos na Rússia. Detido na Crimeia depois da anexação da península pela Rússia em 2014, Sentsov foi condenado a 20 anos de prisão após um julgamento chamado de "stalinista" pela Anistia Internacional e denunciado por Kiev, União Europeia e Estados Unidos.

A última foto do cineasta, divulgada no sábado pelo serviço penitenciário russo, mostra um médico examinando Sentsov com um estetoscópio. O cineasta de 42 anos, que tem 1,90 metro de altura, parece fragilizado e magro na imagem. Apesar das declarações alarmistas de seus parentes sobre o estado de saúde, o Kremlin repetiu diversas vezes que um perdão presidencial só poderia ser concedido por pedido do prisioneiro, o que Sentsov se recusou a fazer.

Rússia e Ucrânia enfrentam uma crise desde a chegada ao poder em 2013-2014 de um governo pró-Ocidente em Kiev, seguido pela anexação da Crimeia e por uma guerra secessionista no leste ucraniano que deixou mais de 10 mil mortos.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895