Racismo, dança e povo nordestino são temas da agenda cênica

Racismo, dança e povo nordestino são temas da agenda cênica

Espetáculos, lançamento de museu, exposição e mesa redonda são opções on-line

Correio do Povo

Espetáculo "Mixo Corpóreo" da Art & Dança

publicidade

A partir dessa provocação, a atriz gaúcha Hayline Vitória concebeu “A Última Negra”, que protagoniza a partir do texto de seu conterrâneo Pedro Bertoldi, em cartaz de hoje a 25 de abril, a partir das 20h, com tradução de libras nas sessões dos sábados, pelo canal do Youtube do Coletivo Projeto Gompa. Silvana Rodrigues e Camila Bauer assinam a direção do trabalho com ingresso popular, cujo valor será convertido em alimentos não perecíveis e doados para a ONG Misturaí, de Porto Alegre. 

A peça parte de um cenário onde uma arqueóloga encontra o corpo de uma mulher negra congelada há 100 anos.  Sua sobrevivência em um Brasil onde há muitos anos não existem vestígios de pessoas negras, faz reacender as discussões sobre o racismo institucional existente no país.O que você faria se todos seus semelhantes desaparecessem e suas memórias fossem apagadas? Trata-se de um artefato arqueológico esta descoberta, uma vítima do sistema ou apenas uma mulher tentando reaver suas histórias roubadas? No elenco, Álvaro Rosa Costa, Fabrício Zavareze, Guilherme Ferrêra, Fabiane Severo, Henrique Gonçalves.

Às 21h, pelo Instagram @art.danca, a Art & Dança dá sequência à sua programação de aniversário, em live com o lançamento do projeto de “Museu Virtual” e da exposição audiofotográfica “Vozes da Art” na próxima quinta-feira, 15/04, às 21 horas, em live pelo Instagram @art.danca. As atividades são 100% online e gratuitas, alusivas aos 25 anos do núcleo artístico, que é um dos mais antigos de Canoas e referência em aulas, workshops e eventos físicos/virtuais de dança híbrida, como o Hip Hop e a dança contemporânea.

No Museu Virtual Art&Dança será possível resgatar momentos importantes do grupo, como as mais de sete premiações no Festival de Dança de Joinville, sendo cinco delas em primeiros lugares. ”Mixo Corpóreo e “Dança” fez sucesso no evento em 2007, quando Eduardo Menezes ganhou prêmio de coreógrafo revelação”, relembra Carini. Também poderão ser conferidos neste espaço da plataforma (www.artdanca.com), dossiês dos trabalhos “Consequências do Som”, contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2009 e 2010, e do projeto Canoas Verão com Art 2018, que reuniu mais de 150 pessoas em workshops, espetáculo e brainstorm. Fazem parte do acervo virtual ainda áudios e vídeos com depoimentos, objetos, documentos e outros registros históricos. Já a exposição audiofotográfica “Vozes da Art - 25 Anos” contará com 32 imagens de bailarinos em cena, entre 2005 e 2018, de Cláudio Etges - um dos mais importantes e premiados fotógrafos documentais de arte. Será possível se ambientar no universo de concepção e criação coreográfica, acompanhar vivências do grupo nos ensaios e bastidores. O visitante também poderá ouvir virtualmente o que os artistas têm a compartilhar sobre este fazer artístico.

Cenas teatrais curtas com o olhar de grupos nordestinos é o mote da “Cena Agora”, programação virtual do Itaú Cultural, provocadas por questões atuais , de hoje a domingo. A pluralidade de perspectivas sobre o tema, questionando os estereótipos é o mote de bate-papos e das seis apresentações de artistas de cinco estados. A mesa de abertura reúne a encenadora, pesquisadora e pedagoga teatral Maria Thais e o historiador Durval Muniz de Albuquerque Jr., autor do livro “A invenção do Nordeste e outras artes”, que serviu de base para o premiado espetáculo homônimo, do grupo Carmin (Rio Grande do Norte). Este conta a história de um diretor que é contratado para selecionar um ator nordestino que possa interpretar com maestria um personagem nordestino. Os selecionados para o papel passam a refletir sobre sua identidade, cultura e história pessoal, descobrindo que ser e viver um personagem nordestino não é fácil. Todas as atividades acontecem às 20h pela plataforma Zoom e são seguidas por conversas. Gratuitos, os ingressos devem ser reservados via Sympla. 

 

 

 

 

 

 

 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 22 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895