Regência búlgara e concerto com a Ospa em Porto Alegre

Regência búlgara e concerto com a Ospa em Porto Alegre

Apresentação vai contar com eufonista Fernando Deddos e com o maestro Rossen Gergov

Correio do Povo

Rossen Gergov, da Sinfonia da Rádio Nacional da Búlgara, rege a Ospa

publicidade

A primeira apresentação de obra inédita do eufonista Fernando Deddos será em concerto da Ospa, nesta terça, às 20h30min, no Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/n). O próprio compositor será solista. Outro destaque da noite é a regência do búlgaro Rossen Gergov, maestro principal da Orquestra Sinfônica da Rádio Nacional da Bulgária. A programação contará ainda com peças de Goleminov e Schubert.

A obra inédita de Deddos, encomendada pela sinfônica, “Concerto para Eufônio” será interpretado com solos do próprio compositor. Deddos, um dos grandes nomes do instrumento no Brasil, comenta a importância do eufônio na música nacional: “é parte da essência de gêneros como o choro, o frevo, e quiçá o principal solista das bandas de sopros”. A sua composição traz referências que vão de bandinhas de rua até poemas líricos. O compositor utilizou, inclusive, poema de Paulo Leminski e haikai de Helena Kolody, artistas paranaenses como ele, para nomear movimentos.

Dentro do roteiro foi escolhida a composição de um conterrâneo do maestro Gergov, o búlgaro Goleminov (1908-2000). “Five Sketches”, escrita em 1952 para orquestra de cordas, tem viés folclórico, resgatando ritmos e danças tradicionais da Bulgária. Será ainda interpretada a “Sinfonia nº 6” de Franz Schubert (1797-1828), um belo exemplar da influência do gênero operístico, em especial de nomes como Rossini. Ingressos à venda na bilheteria do teatro.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895