A Fundação Nacional de Artes - Funarte apresenta a segunda fase do Festival Funarte Acessibilidança, com montagens premiadas e inéditas da Região Sul do País. A temporada abre com o espetáculo “Flamenco Imaginário”, da Cia. Del Puerto, do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira, dia 7, às 20h. As sessões em vídeos com audiodescrição e Libras ganham acesso gratuito no canal da Funarte no YouTube.
“Flamenco Imaginário” é livremente inspirada na dramaturgia de “O Corcunda de Notre-Dame”, de Victor Hugo. As intérpretes trazem à cena um espetáculo lúdico e criativo, com trilha sonora inédita, composta especialmente para a obra, provocando a imaginação e os sentidos. O espetáculo foi adaptado para o festival com acessibilidade plena e adaptações pensadas para a transmissão em vídeo.
Os projetos contemplados nas demais regiões do País serão apresentados até outubro. Na sequência, serão exibidos "Convite ao Olhar", de Santa Catarina, no dia 14 de julho; e "Do Avesso", do Paraná, dia 21 de julho.
O Festival Funarte Acessibilidança, em estreia na instituição, foi criado a partir das ações do Prêmio Festival Funarte Acessibilidança Virtual 2020. No concurso público, foram premiados 25 projetos de vídeos de espetáculos, que promovem o acesso de todas as pessoas à arte. O coordenador de Dança da entidade, Fabiano Carneiro, destaca a importância de se levar essa linguagem artística à população, durante o período de distanciamento social. “Estamos estreando o Festival Funarte Acessibilidança, um projeto inédito com foco na acessibilidade e na inclusão. Ao longo dos próximos meses, serão apresentados espetáculos de dança das cinco regiões do Brasil, plenamente acessíveis ao público, contemplando uma enorme diversidade na sua programação”, explica o coordenador.
Os vídeos ficarão disponíveis no YouTube após a exibição.