Cacá Diegues, falecido nesta sexta-feira, dia 14, teve grande contribuição para o cinema. E claro, passou pelo Festival de Cinema de Gramado, clássico evento que homenageia a sétima arte na serra gaúcha. Em 2018 na 46ª edição, o cineasta compareceu para a abertura do festival com o filme "O Grande Circo Místico".
O longa dirigido por Cacá Diegues foi exibido primeiro na 71ª edição do Festival de Cannes e só foi aparecer em uma telona novamente fora de competição da Mostra Competitiva do Festival de Cinema de Gramado. O elenco também esteve presente na ocasião, com os atores Jesuíta Barbosa, Mariana Ximenes, Bruna Linzmeyer, Marcos Frota e Juliano Cazarré.
Porém, essa não foi a primeira vez do diretor no Festival, ele também foi homenageado em 2003, com o Troféu Eduardo Abelin, uma homenagem concedida a diretores, cineastas e entidades de cinema pelo trabalho feito em benefício do cinema brasileiro. A honraria leva o nome de um dos pioneiros do cinema gaúcho, o diretor Eduardo Abelin (1900 - 1984). Ele também está eternizado na Calçada da Fama de Gramado.
Responsável por filmes como “Bye bye Brasil”, “Xica da Silva”, “Tieta do Agreste” e “Deus é brasileiro”, Diegues foi um dos nomes mais importantes da história do cinema brasileiro. Ele era um imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) e, ao lado de Glauber Rocha, Leon Hirszman e Paulo Cesar Saraceni, foi um dos fundadores do movimento Cinema Novo.