Relembre as músicas que marcaram a carreira de Luiz Carlos Borges e a música nativista gaúcha

Relembre as músicas que marcaram a carreira de Luiz Carlos Borges e a música nativista gaúcha

Cantor morreu nesta quarta-feira, aos 70 anos, em Porto Alegre; velório será realizado, das 9h às 18h, desta quinta-feira, dia 11, no Theatro São Pedro

Correio do Povo

publicidade

Com mais de 30 discos gravados, entre LP’s e CD’s, cerca de 300 composições e mais de 700 gravações importantes, Luiz Carlos Borges construiu uma carreira sólida, de reconhecimento nacional e internacional. O cantor nativista morreu nesta quarta-feira, aos 70 anos, em Porto Alegre. Velório será realizado das 9h às 18h desta quinta-feira, dia 11, no Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/n), em Porto Alegre. Algumas de suas músicas marcaram época. Confira, a seguir, uma seleção dos sucessos:

Tropa de osso”, com letra do poeta e jornalista Humberto Gabbi Zanatta, foi o sucesso primeiramente apresentado na IX Califórnia da Canção Nativa.

Igualmente conhecida do público é a linda e sensível canção “Vidro dos olhos”, composta em parceria com Apparicio Silva Rillo. 

Outra canção bastante popular, até pelo conteúdo crítico, é “O revorve do tropeiro”.

Um grande sucesso de Luiz Carlos Borges é também “Baile de fronteira”, muito executada nos bailes e emissoras do Rio Grande do Sul, além de muito regravada.

A linda canção “Na beira do Aguapey” retrata o universo indígena vinculado aos rios e à natureza. Composição em parceria com o poeta João Sampaio.

Também com o poeta João Sampaio, e como autêntico embaixador do chamamé no RS, Luiz Carlos Borges compôs a melancólica e envolvente “Tristeza chamamecera”.

Outra canção de inegável valor melódico e poético é “Redomona”, composta em parceria com o poeta Apparício Silva Rillo.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895