Renan Cepeda apresenta a exposição fotográfica “Em algum lugar dos Andes” no IAB RS

Renan Cepeda apresenta a exposição fotográfica “Em algum lugar dos Andes” no IAB RS

Evento de abertura ocorre nesta quarta-feira, com a presença do artista

Correio do Povo

Fotografia de Renan Cepeda realiza no Peru integra exposição no IAB-RS

publicidade

Por meio das técnicas de light painting e fotografia infravermelha, o fotógrafo Renan Cepeda percorreu as paisagens peruanas entre os anos de 2019 e 2022 registrando parte do extenso patrimônio visual, material e imaterial de diferentes localidades. Em parceria com o Instituto Cervantes e a Embaixada do Peru no Brasil, o premiado artista traz a exposição “Em algum lugar dos Andes”, que chega a Porto Alegre neste dia 19 de março no Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), trazendo uma amostra dessa viagem.

O evento marcará, ainda, o lançamento de um convênio entre IAB RS e Instituto Cervantes, que promoverá uma série de eventos culturais. A exposição fica em cartaz até o dia 26 de abril no Solar do IAB (General Canabarro, 363), Centro Histórico de Porto Alegre.

Na abertura da exposição, o público poderá participar de um bate-papo com o fotógrafo, mediado pela copresidente do IAB RS, Jéssica Neves.

As 30 obras mostram predominantemente áreas isoladas. Conforme o artista, “essa exposição tem uma ênfase nas paisagens. Paisagens peruanas e a sua correlação com outras paisagens do mundo. A cultura peruana é muito antiga e aqui na América do Sul seria o paralelo da evolução da civilização com relação a outras civilizações no mundo”, explica. Cepeda registra, também, paisagens feitas em outros continentes para fazer essa comparação, e questiona sobre o tratamento que damos às nossas paisagens serem tão diferentes das demais culturas, no intuito de preservação.

As regiões sob o foco e lanterna do artista mostram um universo cultural rico, e as imagens revelam as características de um povo que possui muita ligação com a sua ancestralidade. Cepeda percorreu zonas de vulcões e geleiras, com altitudes acima de 4.500 metros sobre o nível do mar, registrando paisagens e cenários que não são comuns nos tradicionais cartões postais.

O Infravermelho, técnica presente no trabalho do artista, é um pedaço do espectro de luz e cor invisível ao olho humano, capturado a partir de sua gravação através de películas e sensores eletrônicos modificados em laboratório. Já na técnica noturna de light painting, o fotógrafo utiliza da luz para iluminar seu objeto, enquanto captura o momento com a câmera em longa exposição, formando assim as “pinturas” que dão nome a técnica. Esse trabalho pode durar um minuto, no caso de um retrato, e até horas, se o registro for de uma paisagem inteira.

Sobre o artista

De família portuguesa, nascido em 1966, Renan Cepeda é formado em Mecânica Industrial pelo CEFET-RJ e cursou Comunicação pela Faculdade da Cidade, Rio. Começou a fotografar em preto e branco aos 11 anos de idade. Passou pelo fotojornalismo dos anos 1980, primeiramente como staff do Jornal do Brasil, e também colaborou como freelancer para as maiores publicações do país e como correspondente internacional da agência francesa SIPA-Presse. Dedicando-se integralmente a seus projetos de arte desde o ano 2000, Renan Cepeda é reconhecido como um dos mais importantes nomes da fotografia contemporânea brasileira, por suas pesquisas em fotografia infravermelha e light painting. Entre suas mostras mais conhecidas estão “Bucólica”, “Castillos de Luz en La Noche Oscura”, “"Deveria ser cego o homem invisível?”, e “Light Paintings”.

Serviço:

Abertura da exposição “Em algum lugar dos Andes”, de Renan Cepeda

Realização IAB RS, em parceria com o Instituto Cervantes e a Embaixada do Peru no Brasil

Data: De 19 de março até 26 de abril

Local: Solar do IAB (General Canabarro, 363), Centro Histórico de Porto Alegre

Horário da abertura da inauguração: 19h

Entrada gratuita mediante inscrição pelo link https://bit.ly/4kT7en0.

Horário de visitação: das 10h às 18h, de segunda-feira à sexta-feira. Excepcionalmente, a exposição poderá ser vista no dia 26 de abril, sábado, data do encerramento, das 18h às 22h.

Veja Também


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 25 de abril de 2025

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895