Quem inicia a leitura de “Esse tal de Borghetinho”, que tem sessão de autógrafo neste sábado na 61ª Feira do Livro de Porto Alegre, há de se perguntar: “como assim biografia de alguém tão jovem, em plena atividade?”
O autor, o jornalista Márcio Pinheiro, coordenador da área de Livro e Literatura da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, tem a resposta na ponta da língua. “Quem não conhece Renato Borghetti? São 30 anos de carreira de um artista que já tocou com todo mundo e que é reconhecido em todo o país. É verdade, no entanto, que se trata de um recorte, que alinha histórias e realizações de alguém que ainda tem muito o que fazer”, explica.
Na obra, entre tantas descobertas, Pinheiro conta sobre o amor de Borghethinho pela gaita-ponto - instrumento que lhe foi apresentado aos 11 anos e da qual aprendeu a tirar os primeiros acordes sozinho - que até hoje acompanha o músico em viagens pelo Brasil e pelo mundo e, jamais, é despachada como se fosse bagagem.
Também narra o delicioso encontro dos pais de Renato, Rodi e Alda, quando o rapaz, no início dos anos 50, escrevia cartas para a mocinha em nome de um amigo, que de tão boas tiraram o amigo do caminho e deram início, em 1951, a um romance que segue até hoje.
Em 230 páginas, Pinheiro recupera o rebuliço trazido há maisde três décadas por Renato Borghetti à musíca nativista, com o disco Gaita Ponto, lançado em 1984. “Renato revitalizou o nativismo. Conquistou apreciadores de outros gêneros entre a gurizada que curtia MPB e rock and roll. Conseguiu fazer a música gauchesca entrar no ouvido das pessoas de um outro jeito”, afirma, lembrando que ná época, o disco de estreia do pop star gaudério vendeu no Rio Grande do Sul mais cópias que o disco mais vendido da história fonográfica mundial: "Thriller", de Michael Jackson.
O perfil de Borghettinho traçado por Marcio Pinheiro realça a consistência da obra de um rapaz que começou a carreira de cabelos longos e um chápeu enterrado até os olhos, que parece tímido mas é mais falante do que se imagina, e que quase consegue o milagre da unanimidade quanto tira de sua gaita o som de uma milonga.
Na Feira
Renato Borghtetti estará na Feira do Livro neste sábado para um bate-papo (19h - Teatro Carlos Urbim) e sessão de autógrafos (20h - Praça de Autógrafos).
Renato Borghetti e sua gaita ponto contados em livro
"Esse tal de Borghettinho" tem sessão de autógrafos neste sábado