"Retratos Fantasmas" chega à telona

"Retratos Fantasmas" chega à telona

Filme de Kleber Mendonça Filho estreou mundialmente em Cannes e nacionalmente em Gramado

Marcos Santuario

Filme é fruto de sete anos de trabalho e esteve em exibição fora de concurso no Festival de Gramado, no último dia 11

publicidade

Depois de sua première brasileira na abertura hors-concours do Festival de Cinema de Gramado, no último dia 11, o longa-metragem “Retratos Fantasmas”, dirigido por Kleber Mendonça Filho (“O Som ao Redor”, “Aquarius” e “Bacurau”), chega aos cinemas do Brasil e de Portugal nesta quinta-feira, simultaneamente. Em outubro, será lançado nas salas da Espanha e, em novembro, nos cinemas da França e EUA.

A sessão realizada no Festival de Gramado foi a primeira no Brasil e estava cercada de muita expectativa. No final, o filme com produção da CinemaScópio, coprodução e distribuição nacional da Vitrine Filmes, foi aplaudido várias vezes.

A produção é fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem, e coloca o centro da cidade do Recife como personagem principal, visto como espaço histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século 20. Na tela surge uma realidade local que pode representar também o que ocorre em diversas partes do mundo.

“Retratos Fantasmas” é um filme de cinema sobre o cinema e teve sua estreia mundial em maio, no Festival de Cannes na seleção Special Screening. Depois dos aplausos em Cannes, o filme recebeu dezenas de convites para Festivais Internacionais de cinema com exibições já cumpridas em Munique, na Alemanha, Sydney e Melbourne, na Austrália. Também foi selecionado para o prestigioso New York Film Festival, que ocorre em setembro e outubro no Lincoln Center. Estará na categoria Main Slate – a seleção principal do festival, que reúne, tradicionalmente, os filmes de maior prestígio do ano no mundo e é a porta de entrada número um nos EUA de filmes lançados em Berlim, Cannes e Veneza. E será lá que o filme de Kleber Mendonça Filho encontra o início das conversas em torno da “temporada de prêmios”.

“Com a carreira que ‘Retratos Fantasmas’ vem construindo, e com o que ainda será divulgado fora do Brasil, creio que devemos submeter o filme como representante do país no Oscar. Faz parte do trabalho e vamos onde o filme vai”, comentou a produtora Emilie Lesclaux. 

GRAMADO

No Brasil, a exibição de agosto na serra gaúcha marcou a volta de Kleber Mendonça Filho ao Festival de Gramado, onde também apresentou seus filmes “Crítico”, “O Som ao Redor”, “Aquarius” e “Bacurau”. O diretor seguiu, de Gramado, para agenda extensa de pré-estreias em nove cidades brasileiras. “Gosto de trabalhar no lançamento dos filmes, de estar nas sessões, ainda mais num filme sobre as cidades e, especialmente, sobre o ato de ir ao cinema”, afirmou.

O filme já teve pré-estreias nas últimas três semanas, em Portugal e no Brasil. Para o lançamento simultâneo no Brasil e Portugal foram programadas sessões de pré-estreias em cinemas de rua de várias cidades. As exibições no Cinema São Jorge, de Lisboa e no Cinema Trindade, no Porto, ficaram lotadas e foi aberta uma nova sala para atender à demanda no Porto. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895