Rita Lee “apareceu” na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizada em todo o Brasil neste domingo, 3. Uma das questões trazia trecho de três parágrafos retirados do livro “Rita Lee: Outra Autobiografia”, lançada pela cantora em 2023.
Após o excerto do texto, o enunciado dizia: “Como estratégia para se aproximar de seu leitor, a autora usa uma postura de empatia explicitada em...”.
As alternativas foram as seguintes:
A) “Volta e meia recebo carinhas de fãs, e alguns são bem jovens”
B) “Fico no céu lendo essas coisas”
C) “Sinto que é mais complicado ser jovem hoje”
D) “Queria dar uns beijinhos e carinhos sem ter fim nessa moçada”
E) "Diria que não é sinal de saúde estar bem-adaptado a uma sociedade doente”
- Índice de abstenção no primeiro dia do Enem cai para 26,6%
- Enem traz crise climática e Racionais; herança africana é o tema da redação
Diversos estudantes publicaram registros da questão nas redes sociais.
O perfil oficial de Rita Lee, gerenciado por sua família desde a morte da cantora, em 8 de maio de 2023, também compartilhou a pergunta. “Qual resposta acham que é a correta?”, escreveu seu filho, João Lee.
O gabarito oficial do Enem, porém, ainda não havia sido divulgado até o fechamento deste texto.
A previsão é que seja divulgado no dia 20 de novembro, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela prova.