Robin Williams foi rejeitado em Harry Potter por não ser britânico

Robin Williams foi rejeitado em Harry Potter por não ser britânico

Diretora de elenco afirmou que regrapermitia apenas a participação de nascidos no Reino Unido e Irlanda no filme

Correio do Povo

Ator ligou para o diretor para negociar participação nos filmes

publicidade

Eternizado por algumas interpretações no cinema, Robin Williams, morto em 2014, poderia ter emplacado um personagem também na saga Harry Potter. A diretora de elenco do primeiro longa da saga, Janet Hirshenson, revelou ao jornal Huffington Post que o ator pediu para interpretar o gigante Hagrid na produção, mas foi rejeitado devido a sua nacionalidade. Isso porque a criadora do bruxo mais famoso da contemporaneidade, J.K Rowling, permitiu a adaptação para as telonas com a regra “Brits-only” (Apenas britânicos), por defender que o filme se passava no Reino Unido e os personagens eram todos de lá; consequentemente, o casting deveria ser de lá devido ao sotaque regional.

De acordo com Janet, o ator, que era norte-americano, entrou em contato diretamente com o diretor do filme, Chris Columbus, para negociar a participação."Robin ligou porque ele realmente queria estar no filme, mas era uma edição apenas de britânicos e, uma vez que ele disse não a Robin, ele não diria sim a mais ninguém, isso é certo. Não podia ser", comentou. O papel foi dado então a Robbie Coltrane, que era a primeira escolha de Rowling.

A diretora de elenco afirmou que a regra impôs dificuldades também na escolha do ator que viveria Harry. "Precisávamos ser específicos nas idades, porque esperançosamente haveria vários filmes, então não poderíamos escolher qualquer um com 13 anos", disse. Ela ainda lembrou uma tentativa mal sucedida de colocar um ator mais velho para assumir o papel. "Eu sei que em um momento houve uma tentativa de colocar o ator que fez 'Billy Elliot" (Jamie Bell). Ele é um ótimo ator, mas tinha 14 anos".

Além disso, Janet garantiu que, para complicar as coisas, "precisava de um garoto de olhos azuis ou verdes porque nos livros Harry é descrito assim". O único sobrevivente aos vários requisitos foi Daniel Radcliffe, que, com o papel, foi lançado à fama e conquistou uma legião de fãs não apenas no Reino Unido, mas também ao redor do mundo.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895