Ronda Cultural: Arraiais, Tiee, espetáculo de circo e mais em Porto Alegre
Confira a curadoria de eventos culturais feita pelo Correio do Povo para este final de semana
publicidade
Eventos culturais movimentam Porto Alegre no final de semana. O Ronda Cultural é o novo quadro do Correio do Povo que traz uma curadoria especial com dicas para aproveitar da melhor forma as exposições, os espetáculos, os shows e muito mais. Confira:
No final de semana (23, 24 e 25 de junho)
- Arraial do Vila Flores
A festa junina do Vila Flores inicia no dia de São João, 24 de junho. O acesso ao pátio abre às 14h e recebe mais de mil pessoas para o arraial, que ocorre também no domingo, 25. Na programação, estão os shows de forró do Trio Cazumbá e da Tribo Brasil e de ritmos paraenses com o Chamegado Carimbó. Também são realizadas diversas brincadeiras para animar crianças e adultos, além de contar com atrações clássicas como casamento caipira, quadrilha e correio elegante. Ingressos no Sympla.
Serviço
Quando: 24 e 25 de junho, sábado e domingo
Horários: sábado, das 14h às 22h, e domingo, das 14h às 20h
Onde: rua São Carlos, 759 - Floresta
- Esperando Rodå no CHC Santa Casa
A Dupla Gomesninow volta a cartaz com o espetáculo circense Esperando Rodå, um show que trata da vida de dois artistas malabaristas, seus sonhos, relações, dificuldades e superações. O espetáculo é o resultado da residência artística realizada pela Dupla Gomesninow no Polo Carioca de Circo Casa Escola Benjamim (Teatro de Anônimo/RJ). O espetáculo transcorre sem diálogos falados na maior parte do espetáculo e a comunicação acontece basicamente pelas ações corporais e uso dos equipamentos de circo. Ingressos no Sympla.
Serviço
Quando: 24 e 25 de junho, sábado e domingo, às 20h
Onde: av. Independência, 75 - Independência
- Gargalhada Selvagem no Theatro São Pedro
Gargalhada Selvagem, do norte-americano Christopher Durang, é sucesso em vários países e é encenada no Brasil pela primeira vez. A peça segue para uma pequena turnê com apresentações inéditas em Porto Alegre, no Theatro São Pedro. Escrita em 1987, o texto, com título original de “Laughing Wild”, teve 13 outras montagens em países, vistas por mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo. A direção é do curitibano Guilherme Weber, e o elenco traz a dupla Alexandra Richter e Rodrigo Fagundes.
Serviço
Quando: 23, 24 e 25 de junho, sexta, sábado e domingo
Horários: sexta e sábado às 20h, e domingo às 18h
Onde: av. Marechal Deodoro I - Centro Histórico
- Mostra “Era uma vez na Tchéquia" na Cinemateca Capitólio
De 23 de junho a 08 de julho, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra “Era uma vez na Tchéquia: animações, fantasias e mistérios”, um grande panorama do cinema fantástico produzido em Praga, no período em que o país fazia parte da Tchecoslováquia, com filmes realizados entre 1937 e 1989 por nomes consagrados como Otakar Vávra, Karel Zeman, Věra Chytilová e Jan Švankmajer. Com entrada franca, a mostra é uma realização da Cinemateca Capitólio e do Consulado da República Tcheca em São Paulo.
Serviço
Quando: De 23 de junho a 08 de julho
Horário: Na sexta-feira, às 19h30; no sábado e no domingo, a partir das 15h
Local: Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico
Gargalhada Selvagem, comédia com Alexandra Richter e Rodrigo Fagundes, faz temporada no Theatro São Pedro. Foto: Leekyung Kim / Divulgação
Na sexta-feira (23 de junho)
O Mirage Circus, que está em cartaz em Porto Alegre, realizará duas sessões solidárias em prol das famílias gaúchas afetadas pelo ciclone que atingiu o Estado no último final de semana. Com o ator Marcos Frota como anfitrião, os espetáculos têm uma programação diversificada com artistas nacionais e internacionais nas apresentações de malabarismo, trapézio, ilusionismo, acrobacias, motocross freestyle, com incríveis saltos a mais de 15 metros de altura e o famoso globo da morte, que promete inúmeras surpresas ao espectador. Além disso, os espetáculos contam ainda com diversas apresentações, a alegria dos palhaços, a beleza exuberante do corpo de ballet, e várias outras surpresas, neste verdadeiro espetáculo que promete ficar guardado na memória dos gaúchos.
Serviço
Quando: 23 de junho, sexta-feira, às 18h
Local: av. Padre Cacique 1359 - Praia de Belas, ao lado do Beira Rio
- Tiee no Pepsi On Stage
O cantor e compositor Tiee leva pela primeira vez para Porto Alegre a turnê “Samba Pro Meu Povo”, nome do seu novo DVD. No repertório, sucessos autorais como "Acende o Celular", "Modo Avião" e “Som do Tambor”. Do novo álbum, “O Pai Tá On”, “Juntos”, “Você Me Traz Paz” e “Moça”. Outra canção que estará no show é “Amo A Sua Filha”, samba gravado com o grupo Menos É Mais. Tiee é um dos grandes nomes da atualidade do samba e do pagode. Com mais de 20 anos de carreira, já compôs diversas canções, alcançando mais de 198 milhões de visualizações no YouTube e somando 370 milhões de plays.
Serviço
Quando: 23 de junho, sexta-feira, a partir das 23h
Onde: Avenida Severo Dullius, 1995 - Anchieta
O cantor e compositor Tiee leva pela primeira vez para Porto Alegre a turnê “Samba Pro Meu Povo”. Foto: Arthur Rodrigues / Divulgação
No sábado (24 de junho)
- Erika Ribeiro no Instituto Ling
Uma das principais referências do piano no Brasil, a paulista Erika Ribeiro mostra em Porto Alegre, pela primeira vez, o repertório de seu primeiro disco solo, indicado ao Grammy Latino 2022 como Melhor Álbum de Música Clássica. O disco reúne obras de Sofia Gubaidúlina, Ígor Stravinsky e Hermeto Pascoal transcritas para piano pela própria instrumentista, revelando seu trabalho delicado, preciso e altamente técnico. A apresentação ainda contará com obras do francês Claude Debussy e da compositora e arranjadora paulistana Léa Freire. Ingressos podem ser adquiridos no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural.
Quando: 24 de junho, sábado, às 19h
Onde: rua João Caetano, 440 - Três Figueiras
- Espetáculo Dura Máter no Teatro Hebraica
O Espetáculo Dura Máter é um show de dança tribal que tem como objetivo retratar as pressões psicologicas que a mulher sofre na sociedade ao longo da história. A expressão Dura Máter vem do latim e refere-se à mais externa e espessa meninge cerebral, responsável por proteger o cérebro de impactos e agressões externas. Dura Máter traduz-se para o português como “Dura Mãe” ou “Mãe Rígida”, assim como a mãe natureza, que ao mesmo tempo que presenteia a mulher com um corpo capaz de gerar uma vida, também a amaldiçoa, uma vez que esse mesmo corpo será objetificado e violentado ao longo da sua vida.
Serviço
Quando: 24 de Junho, sábado, às 20h
Onde: General João Telles, 508 - Bom Fim
- Exposições do fotógrafo Pierre Verger no MARGS
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul dá início às comemorações de seus 70 anos inaugurando duas exposições que trazem a obra do fotógrafo Pierre Fatumbi Verger (1902 – 1996). As mostras "Todos iguais, todos diferentes?" e "Orixás" serão apresentadas em uma parceria com a Fundação Pierre Verger (BA), dedicada à obra do fotógrafo, etnólogo, antropólogo e escritor francês. Com curadoria de Alex Baradel, especialista responsável pelo acervo fotográfico da Fundação, as exposições abordam o olhar do fotógrafo sobre a diversidade cultural e a influência recíproca da religiosidade nas culturas africanas e afro-brasileiras.
Serviço
Quando: abertura dia 24 de junho, sábado às 10h30. Em exibição até 08 de outubro de 2023
Onde: Praça da Alfândega, s/n° - Centro Histórico
Pianista indicada ao Grammy Latino, Erika Ribeiro apresenta recital no Instituto Ling. Foto: Vitoria Proença / Divulgação
No domingo (25 de junho)
- Arraial do Quintana na Casa de Cultura Mario Quintana
A Casa de Cultura Mario Quintana realiza o Arraial do Quintana, com a proposta de proporcionar à comunidade uma festa junina tradicional, com muita música, atividades, comes, bebes e diversão. Crianças e adultos poderão participar das brincadeiras típicas como pescaria, argolas, boca do palhaço e correio elegante. Ficará por conta da equipe do Projeto Educativo a organização do casamento caipira e da dança de quadrilha.
Serviço
Quando: 25 de junho, domingo, a partir das 15h
Onde: Travessa Rua dos Cataventos (rua dos Andradas, 736)
- Supercombo no Opinião
A banda Supercombo retorna ao Opinião com a tour do seu novo álbum "Remédio". Ingressos à venda na Sympla. A banda, fixada em São Paulo, tem no rock e na internet suas principais bases artísticas. Em suas músicas, apresenta como principal essência temática os dilemas e as emoções diárias que marcam a vida das pessoas, tornando temas densos e profundos em letras diretas e otimistas. Formada em 2007, a Supercombo é atualmente integrada por Leo Ramos (voz e guitarra), Carol Navarro (baixo e voz), Paulo Vaz (teclados) e André Dea (bateria). “Remédios” é o primeiro álbum do grupo sob os cuidados da gravadora Deck e o sexto de estúdio da carreira da banda.
Serviço
Quando: 25 de junho, domingo
Onde: Rua José do Patrocínio, 834
Banda Supercombo retorna ao Opinião com a tour do seu novo álbum "Remédio". Foto: Renato Peres / Divulgação
* Curadoria feita por Caroline Guarnieri, Laura Borges e Letícia Pasuch
* Sob supervisão de Luiz Gonzaga Lopes