Ronda Cultural: Caetano e Bethânia, Francisco el Hombre e muito opções de teatro no final de semana em Porto Alegre

Ronda Cultural: Caetano e Bethânia, Francisco el Hombre e muito opções de teatro no final de semana em Porto Alegre

Confira a curadoria de eventos culturais para os dias 21, 22 e 23 de março do Correio do Povo e programe-se

Correio do Povo

Caetano e Bethânia se apresentam neste sábado, 22, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre

publicidade

O final de semana é movimentado em Porto Alegre, com diversas atrações. Entre os destaques está o show da turnê de Caetano & Bethânia, já muito esperado pelos fãs e que foi remarcado após enchentes de maio. A banda Francisco el Hombre traz mais uma vez sua energia para os palcos, e prometem que esse pode ser um dos últimos shows por um tempo. Tem também, show gratuito do grupo internacional Calequi y Las Panteras. No teatro vai ser difícil escolher, são muitos espetáculos, entre eles: "Cidade Imaginada", “Hipólito – tudo vai desmoronar com o peso da chuva”, "Mulheres em Casulo" e “Puli-Pulá”. Confira estas e outras atrações:

No final de semana (21, 22 e 23 de março)

📌Despedida do Theatro São Pedro

Em razão de adequações para mais acessibilidade e segurança, o Theatro São Pedro passará por um hiato de atividades de um ano e meio. Para marcar o encerramento, a instituição realizará uma programação com três atrações. A primeira atração ocorre dia 21, às 20h, com o show de celebração de 25 anos de carreira da dupla Claus e Vanessa. No dia 22, às 20h, haverá o espetáculo “Meretrizes”, com Liane Venturella, direção de Camila Bauer e acompanhamento no piano de Catarina Domenici. Para encerrar a programação, em 23 de março, às 18h, será realizado o recital de Simone Leitão, em comemoração aos 75 anos da primeira apresentação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) no Theatro São Pedro. Ingressos disponíveis no site da casa.

Serviço
📆Quando:
sexta-feira, dia 21, às 20h; sábado, dia 22, às 20h, e domingo, dia 23, às 18h.
📍Onde: Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, S/N - Centro Histórico).

📌“Hipólito – tudo vai desmoronar com o peso da chuva” no Teatro de Câmara Túlio Piva

“Hipólito” é um texto de Raquel Zepka – escritora, atriz e produtora porto-alegrense – desenvolvido a partir de sua pesquisa de mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A dramaturgia surgiu da investigação da criação teatral a partir de documentos reais sobre feminicídio. A peça se constrói como uma alegoria dessa violência de gênero, utilizando símbolos e uma linguagem poética para propor um olhar sobre essa realidade social. Nesse texto e montagem, as mulheres não têm nome, como forma de simbolizar o lugar comum que a violência de gênero nos obriga a ocupar. Ainda assim, cada personagem tem uma voz e um corpo potente, cuja força se amplifica no encontro umas com as outras. “Hipólito – tudo vai desmoronar com o peso da chuva” é dirigido por Carla Cassapo. Ingressos na Sympla.

Serviço
📆Quando:
sexta-feira, dia 21, e sábado, dia 22, às 20h, e domingo, dia 23, às 18h.
📍Onde: Teatro de Câmara Túlio Piva (Rua da República, 575 - Cidade Baixa).

📌Cidade Imaginada" na Zona Cultural

Nova produção da Cia. Rústica, a performance “Cidade Imaginada” irá colocar em cena a metrópole, como Porto Alegre e tantas outras, com seus conflitos e sonhos, entre a realidade e o que podemos imaginar. Um território marcado por disputas, histórias, afetos, enchentes, desertos e outros colapsos. Com direção cênica e composição dramatúrgica de Patrícia Fagundes e direção musical de Simone Rasslan, as encenações irão ocupar todos os espaços da Zona Cultural, do palco às escadas, incluindo os camarins. Os ingressos estão à venda no site NextIngressos.

Serviço
📆Quando:
sábado, dia 22, às 20h, e domingo, dia 23, às 19h.
📍Onde: Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 — Floresta).

Hipólito – tudo vai desmoronar com o peso da chuva | Foto: Adriana Marchiori / Divulgação / CP

Na sexta-feira (21 de março)

📌Francisco el Hombre no Opinião

O Francisco el Hombre, uma das bandas mais enérgicas da música brasileira contemporânea, retornará a Porto Alegre. O grupo anunciou um hiato e apresenta um dos últimos shows da turnê “Despedida”. Depois de comemorar uma década de história com o projeto “10 AÑOS” (2023) e de levar para a estrada a excursão do disco “Hasta el Final” (2024), os últimos shows do Francisco el Hombre começam em 2025, em cidades brasileiras. No setlist da apresentação, a banda promete algumas surpresas e experiências para os seus fãs. O grupo espanhol Calequi y Las Panteras ficará encarregado pelo show de abertura. Ingressos na Sympla.

Serviço
📆Quando:
sexta-feira, dia 21, às 22h.
📍Onde: Opinião (Rua José do Patrocínio, 834 - Cidade Baixa).

📌Matheus Wendt em tributo a Wayne Shorter no Espaço 373

O guitarrista Matheus Wendt apresenta um show especial em homenagem ao saxofonista e compositor norte-americano Wayne Shorter. No repertório, álbuns icônicos como Speak No evil”, “Native Dancer”, “Juju”, “The Soothsayer”, “Schizophrenia” e “Adam's Apple”, e os gravados com Miles Davis e Art Blakey, “Nefertiti” e “Caravan”. Para este show, Wendt estará acompanhado de Pedro Saul (piano), Felipe Schütz (contrabaixo acústico), João Bauken (bateria) e a participação especial do saxofonista Ronaldo Pereira. Ingressos no aqui.

Serviço
📆Quando:
sexta-feira, dia 21, às 21h.
📍Onde: Espaço 373 (Rua Comendador Coruja, 373 – Floresta).

📌Espetáculo "Mulheres em Casulo" no Centro Cultural Vila Flores

Com contos de fábulas e folclore, o espetáculo teatral Mulheres em Casulo chega a Porto Alegre. Com realização do Sesc Alberto Bins, a obra é um projeto desenvolvido pela atriz Bárbara Catarina, que apresenta um trabalho de oralidade com foco na contação de histórias. O espetáculo aborda o despertar das mulheres e sua transformação, simbolizada pela metamorfose de lagarta a borboleta, através de contos de empoderamento e superação. Em “Mulheres em Casulo”, os participantes terão a oportunidade de ouvir fábulas inspiradoras de autores como Marina Colasanti, Ricardo Azevedo e Cecília Meireles, além de contos do folclore de Timor Leste. A entrada é franca, com classificação livre.

Serviço
📆Quando:
sexta-feira, dia 21, às 16h.
📍Onde: Centro Cultural Vila Flores (R. São Carlos, 753 - Floresta).

Francisco El Hombre | Foto: Julia Mataruna / Divulgação / CP

No sábado (22 de março)

📌Calequi y Las Panteras no CHC Santa Casa

O teatro do CHC Santa Casa mais uma vez recebe uma atração internacional em seu palco. É o grupo Calequi y Las Panteras, trio formado por Javier Calequi, músico e diretor artístico de Jorge Drexler, Lauri Revuelta e Luisa Corral. A apresentação integra a turnê que se iniciou na Cidade do México e está percorrendo a América Latina. Calequi y Las Panteras constrói um registro harmônico que se apoia no peso vocal e mescla estilos influenciados pelo funk, o afropop ou os ritmos latinos. Seu último álbum “Mezcla Rica”, lançado no mês de novembro de 2024, marcou a trajetória do grupo, alcançando 150 mil reproduções no Spotify na primeira semana e cativando crítica e público. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na Sympla.

Serviço
📆Quando:
sábado, dia 22, às 20h.
📍Onde: Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75 - Centro Histórico).

📌“Florestas em Chamas” na Galeria Zoravia Bettiol

A Galeria Zoravia Bettiol apresenta uma instalação de grande porte que denuncia incêndios em florestas no país e no exterior, durante o Portas para a Arte, projeto paralelo à 14ª Bienal do Mercosul. A concepção da obra “Florestas em Chamas” é da própria Zoravia, mas sua execução contou com a participação de um grupo de nove artistas. A inauguração da instalação acontecerá cinco dias antes do início da Bienal, na data que marca o Dia Mundial das Águas, tema presente no ativismo de Zoravia como artista. Já no início deste século, ela defendia a instalação de um Museu das Águas de Porto Alegre, próximo ao Guaíba.

Serviço
📆Quando:
sábado, dia 22, das 15h às 19h.
📍Onde: Galeria Zoravia Bettiol (Rua Paradiso Biacchi, 109 - Ipanema).

📌Turnê Caetano & Bethânia na Arena do Grêmio

A turnê dos irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia, que está rodando o Brasil desde agosto do ano passado, será encerrada neste fim de semana, com um show em Porto Alegre. No repertório, estão músicas clássicas da dupla, como “Odara”, “As Canções que Você Fez pra Mim” e “Sozinho”, e algumas interpretações de grandes nomes do cenário musical brasileiro. Ingressos no site Ticket Master.

Serviço
📆Quando:
sábado, dia 22, às 21h.
📍Onde: Arena do Grêmio (Av. Padre Leopoldo Brentano, 110 - Portão 2 - Humaitá).

Banda espanhola Calequi y las Panteras | Foto: Carolflain / Divulgação / CP

No domingo (23 de março)

📌Exposição “Identidades” na Galeria Escadaria

Para comemorar seus cinco anos de existência, a Galeria Escadaria selecionou sete fotógrafos – dois de São Paulo e cinco do Rio Grande do Sul - para compor a coletiva “Identidades”. Com curadoria do produtor e fotógrafo Marcos Monteiro e execução da Acontece Eventos, a exposição fotográfica reúne estilos sui generis, estabelecendo novas linguagens e percepções, expressadas em 20 grandes painéis. A visitação segue até final de maio, diariamente, no espaço ao ar livre. Durante esses cinco anos a Galeria Escadaria realizou 24 exposições individuais e coletivas, sendo a única no gênero no Brasil. A galeria teve seu início na Escadaria “Verão” do Viaduto Otávio Rocha, na avenida Borges de Medeiros e, em função da reforma no local, mudou-se para o Píer da Usina do Gasômetro, cartão postal de Porto Alegre. De frente para o pôr do sol do Guaíba, recebe cerca de 30 mil visitantes por mês. A entrada é franca.

Serviço
📆Quando:
domingo, 23 de março, às 16h.
📍Onde: Píer da Usina do Gasômetro (João Goulart, 551– Centro Histórico).

📌The Fevers e The Originals no Auditório Araújo Vianna

Reunindo dois nomes icônicos do cenário musical dos anos 60 e 70, o festival Jovens Tardes vai retornar a Porto Alegre com a sua terceira edição. O evento, que dessa vez conta com os shows do The Fevers e do The Originals, com o objetivo de promover um encontro de gerações, indo desde aqueles que acompanharam as bandas nos seus primeiros passos até os fãs que foram se acumulando nas décadas seguintes, o “Jovens Tardes – A Festa da Jovem Guarda” vai relembrar uma época da MPB e do rock’n’roll que muitos guardam com saudade. Comandado por Paulo Cesar Barros, vocalista e baixista da banda Renato e Seus Blue Caps, o The Originals vai incluir no repertório sucessos como “Menina Linda” e “Feche os Olhos”, que terão a companhia de outros tantos hits do The Fevers, como “Mar de Rosas” e “Vem Me Ajudar”. Ingressos na Sympla.

Serviço
📆Quando: domingo, dia 23, a partir das 17h30min.
📍Onde: Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, 685 - Farroupilha).

📌“Puli-Pulá” no Parque da Redenção

O espetáculo infanto-juvenil Puli-Pulá completa 10 anos em 2025, e a celebração acontece com uma apresentação do premiado trabalho do Grupo Cerco aberta ao público. Uma das mais antigas tradições populares - a brincadeira de pular corda - ganha as ruas, os parques e as escolas. Nele, a plateia é convidada a imergir no universo lúdico de pular corda e a brincar com o elenco em cena. Jogos, desafios, histórias e canções são trazidas por atores e atrizes brincantes, que tocam instrumentos e interpretam diversas personagens em uma narrativa leve e cativante.

Temas como a importância da atividade física, o bullying e a aceitação das diferenças, a ocupação dos espaços públicos e a superação dos erros são abordados em uma linguagem acessível a todas as idades.

Serviço
📆Quando:
domingo, dia 23, às 16h. Em caso de chuva, a apresentação será transferida para o domingo seguinte, em 30 de março, no mesmo horário e local.
📍Onde: Recanto Africano do Parque da Redenção (Av. João Pessoa - Farroupilha).

📌“Alô, Alô, Marciano! – 80 anos de Elis Regina” na Orla do Guaíba

Na Orla do Guaíba, Marguerite Silva Santos e banda apresentam um espetáculo aberto ao público promovido pela Secretaria da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre. A cidade se enche de música, emoção e história para celebrar três grandes marcos da nossa cultura: os 80 anos de Elis Regina, os 253 anos da capital gaúcha e o mês da mulher. Em uma apresentação especial, na rua, aberta e todos, o tributo” Alô, Alô, Marciano! - 80 anos de Elis Regina” convida o público para uma noite inesquecível, onde a força e o legado de Elis serão homenageados com intensidade e paixão.

Serviço
📆Quando: domingo, dia 23, às 18h.
📍Onde: Usina do Gasômetro ( Largo do Trabalho, 46 - Cais do Porto), junto à estátua de Elis Regina.

“Pulí–pulá”, do Grupo Cerco | Foto: Adriana Marchiori / Divulgação / CP

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 29 de abril de 2025

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895