Ronda Cultural: Capital Inicial, Dilsinho, atividades infantis e mais em Porto Alegre

Ronda Cultural: Capital Inicial, Dilsinho, atividades infantis e mais em Porto Alegre

Confira a curadoria de eventos culturais feita pelo Correio do Povo para este final de semana

Correio do Povo*

Capital Inicial desembarca em Porto Alegre para apresentar a turnê "Capital Inicial 4.0", que comemora quarenta anos de carreira

publicidade

Eventos culturais movimentam Porto Alegre no final de semana. O Ronda Cultural é o quadro do Correio do Povo que traz uma curadoria especial com dicas para aproveitar da melhor forma as exposições, os espetáculos, os shows e muito mais. Confira:

No final de semana (20, 21 e 22 de outubro)

  • Capital Inicial no Auditório Araújo Vianna

O Capital Inicial chega a Porto Alegre para apresentar o show do projeto “Capital Inicial 4.0”, que comemora as quatro décadas da banda, formada atualmente por Dinho Ouro Preto (vocal), Yves Passarell (guitarra), Fê Lemos (bateria) e Flávio Lemos (baixo). No repertório, as faixas preferidas dos fãs, novidades e versões inéditas dos clássicos hits, como "À Sua Maneira", "Eu Vou Estar", "Primeiros Erros", "Tudo Que Vai", entre outras canções. Ingressos na Sympla.

Serviço 
Quando: sexta e sábado, dias 20 e 21 de outubro, às 21h
Onde: Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685 - Farroupilha)

  • Mostra na Cinemateca Capitólio

A Cinemateca Brasileira está percorrendo o país com a mostra “A Cinemateca é Brasileira”, para apresentar parte da produção audiovisual brasileira, levando uma seleção de títulos importantes para a história do cinema brasileiro. Em Porto Alegre, os 19 títulos da Mostra serão exibidos em sessões gratuitas na Cinemateca Capitólio de 20 de outubro a 1º de novembro. O evento faz parte do Projeto Viva Cinemateca, lançado em junho, que reúne os grandes projetos da Cinemateca voltados à recuperação de importantes acervos, além da modernização de sua sede e infraestrutura técnica. Mais informações no site da Cinemateca Capitólio.

Serviço
Quando: de 20 de outubro a 1º de novembro
Onde: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico)

Foto: Leo Aversa / Divulgação

Na sexta-feira (20 de outubro)

  • Dilsinho no Pepsi on Stage

Dilsinho, um dos principais representantes da nova geração do pagode brasileiro, apresenta a turnê “Diferentão”, que promove o CD/DVD homônimo que saiu este ano. O cantor promete reunir sucessos como “Péssimo Negócio”, “Baby me Atende”, “Pouco a Pouco”, “Refém”, “Trovão” e “Cansei de Farra”. Com dois palcos e diversas surpresas, Dilsinho também incluirá no repertório músicas mais recentes, como “Duas”, “Ele ou Eu” e “Diferentão”. Ingressos na Sympla.

Serviço
Quando: sexta, dia 20 de outubro, às 23h
Onde: Pepsi on Stage (Av. Severo Dullius, 1995 - Anchieta)

  • Espetáculo “Sarah onde dói” na Casa de Cultura Mario Quintana

A Casa de Cultura Mario Quintana recebe o espetáculo “Sarah onde dói”. A atração é gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes da sessão. A apresentação é baseada em cinco peças escritas pela dramaturga inglesa Sarah Kane e visa traçar uma imagem mais completa de sua obra ao explorar significados contemporâneos de seu trabalho através da transgeneridade. A montagem revisita as obras de Kane, expandindo temas como sexualidade, abuso, saúde mental e outros tabus.

Serviço
Quando: sexta, dia 20 de outubro, às 20h
Onde: Teatro Carlos Carvalho – Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico)

Dilsinho, um dos principais representantes da nova geração do pagode brasileiro, retorna a Porto Alegre com a turnê “Diferentão”. Foto: O. Magalhães / Divulgação

No sábado (21 de outubro)

  • Festival MECA no Instituto Caldeira

A plataforma multicultural MECA,  responsável pelo já consagrado festival MECA (Inhotim),  retorna a Porto Alegre com festival em novo formato, reunindo tecnologia, criatividade, cultura, inovação e comportamento. A programação multicultural conta com talks de pesquisadores e palestrantes motivacionais, como Charles Watson, Monique Evelle, Marcelo Lobianco e Cris Naumovs. No line up musical, nomes como Os Mutantes, Gaby Amarantos, Johnny Hooker e Alto da Maravilha, Perotá Chingó, Julia Mestre, As Aventuras, Dingo, L’Homme Statue, Mélissa Laveaux, Onda Vaga, Getúlio Abelha e Silvana Estrada. Mais informações e compra de ingressos no site do MECA.

Serviço
Quando: sábado, dia 21 de outubro
Onde: Instituto Caldeira (Tv. São José, 455 - Navegantes)

  • Atividades culturais infantis no Centro Cultural 25 de Julho

O Centro Cultural 25 de Julho segue com a programação especial para o mês das crianças promovendo duas atividades culturais para os pequenos. O espaço será palco do espetáculo “Histórias do Vovô Cascudo”, do Depósito de Teatro, para  públicos de 4 a 12 anos. Os bilhetes podem ser adquiridos pela plataforma Sympla e também na recepção do centro cultural.

Já as crianças de 4 aos 6 anos de idade podem aproveitar o Ateliê de Pintura para os Pequenos, acompanhados de um adulto responsável. Os participantes criarão desenhos e pinturas a partir da escuta de poemas de Cecília Meireles e da análise de pinturas de Tarsila do Amaral. As aulas iniciam neste sábado, dia 21, e continuam no dia 28. Há duas opções de turmas: das 10h30min às 12h e das 13h às 14h30min.

Serviço
Quando: sábado, dia 21 de outubro, às 16h
Onde: Centro Cultural 25 de Julho (Rua Germano Petersen Júnior, 250 – Auxiliadora)

Gaby Amarantos é uma das atrações musicais do festival Meca deste sábado, dia 21. Foto: Rodolfo Magalhães / Divulgação

No domingo (22 de outubro)

  •  “Vilinha Brincante” no Vila Flores

Neste domingo, acontece no Centro Cultural Vila Flores o evento Vilinha Brincante, com atrações infantis. Na programação, estão as apresentações "Duí e a Magia do Circo" e "A Parte de Nós Que Canta: Poesia e Yoga para celebrar o Ser Criança", brincadeiras coletivas, bolhas de sabão gigantes e pintura de rosto. Haverá também um espaço de brincar e uma feira gastronômica. Ingressos podem ser adquiridos na Sympla ou na entrada do evento. Crianças de até 4 anos não pagam.

Serviço
Quando: domingo, dia 22, das 14h às 18h
Onde:  Centro Cultural Vila Flores (Rua São Carlos, 753 - Floresta)

  • Espetáculo “Ao Vivo e Em Cores” no Centro Cultural 25 de Julho

O grupo UPA! apresenta o espetáculo “Ao Vivo e Em Cores”, que marcará a estreia do conjunto em terras escandinavas. A apresentação, que conta com 15 cantores regidos e dirigidos pelo maestro Federico Trindade, une a diversidade de ritmos da música popular brasileira e latino-americana com poesias e improvisos. O espetáculo também convida o público para momentos de circle songs, com criação musical ao vivo e improvisos com o uso de vocal painting, método de regência composto por uma coleção de sinais manuais interativos. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla.

Serviço
Quando: domingo, dia 22 de outubro, às 19h30min
Onde: Centro Cultural 25 de Julho (Rua Germano Petersen Júnior, 250 – Auxiliadora)

 O Vila Flores vai realizar o evento Vilinha Brincante, com atrações e atividades voltadas para as crianças. Foto: Ricardo Ara / Divulgação

 

* Curadoria feita por Caroline Guarnieri, Laura Borges e Leticia Pasuch
* Sob supervisão de Luiz Gonzaga Lopes


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895