Ronda Cultural: Filipe Catto, “CRê TINAS”, Sérgio Rojas, teatro e festivais marcam final de semana em Porto Alegre
Confira a curadoria de eventos culturais, dos dias 13, 14 e 15 de novembro, feita pelo Correio do Povo e programe-se
publicidade
Porto Alegre tem atrações das mais variadas neste final de semana. O Opinião recebe um nome nacional: Filipe Catto, que comemora um ano do álbum “Belezas São Coisas Acesas por Dentro” no sábado. Com curta temporada, o espetáculo circense “O Malabareador de Ideias – Pão e Circo” é uma boa pedida, com apresentações na sexta-feira e no sábado. A última chance de “CRê TINAS”, o grupo de mulheres faz apresentação especial no Café Fon Fon. É tempo de festivais, e o público tem uma variedade para escolher, nesse final de semana são três: Festival Sons do Sul, Festival Papeleira e Festival Realiza Mulher Cervejeira. Ainda quando o assunto é música, Sérgio Rojas comemora sua carreira com um show, na sexta, que traz todo o repertório de sua trajetória musical. Há também evento beneficente, a Associação Chico Lisboa realiza a tradicional mostra beneficente “o que cabe em 30por30”, no sábado. No domingo, o Museu do Hip Hop comemora um ano com muitas atrações. Confira:
No final de semana (13, 14 e 15 de dezembro)
- “O Malabareador de Ideias – Pão e Circo” no Teatro Glênio Peres
“O Malabareador de Ideias – Pão e Circo” é uma obra circense que se utiliza do malabarismo e do humor contemporâneo, para expressar um conteúdo reflexivo e de crítica social. No enredo, assuntos polêmicos e necessários com a proposta de reflexão por meio do humor. Religião, trabalho, família e política, são apresentados na cena com piadas ácidas e com a manipulação dos objetos, algo que Ramon vem fazendo há muitos anos, com maestria e domínio de sua arte. Ingressos na Sympla.
Serviço
Quando: sexta-feira, dia 13, e sábado, dia 14, às 19h
Onde: Teatro Glênio Peres (Av. Loureiro da Silva, 255 - Centro Histórico)
- Semana da Cinefilia na Cinemateca Capitólio
A Semana Mundial da Cinefilia está em cartaz desde a terça-feira, dia 10, apresentando sessões duplas apresentadas por convidados, clássicos inesperados, obscuridades preciosas de diversas cinematografias, e projeções especiais em 35mm de obras produzidas no Brasil e na Argentina. Na sexta, estão em cartaz os filmes: "Dias de Juventude", "Tripas de Anjo: Sala Vermelha", "Os Homens Que Eu Tive", "Não Quero Ser Um Homem" e "Projeto Raros 300: Edição Especial". Já no sábado, serão exibidos os filmes “A Besta Deve Morrer”, “Arrebato”, “Travolta e Eu” e “Sábado à Noite, Cinema”. No domingo, 15 de dezembro, a sessão de encerramento da mostra apresenta uma projeção em 35mm de “Falsa Loura”, o último longa-metragem do diretor brasileiro Carlos Reichenbach, lançado em 2007.
Serviço
Quando: sexta-feira, dia 13, sábado, dia 14, e domingo, dia 15 - primeira exibição sempre às 15h
Onde: Cinemateca Capitólio (R. Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico)
- Festival Sons do Sul no Meca Sports Bar
O Festival Sons do Sul espera reunir cerca de 5 mil pessoas, entre artistas, voluntários e desabrigados das enchentes de maio para assistir, gratuitamente, oito atrações musicais distintas, durante o fim de semana. Os ingressos gratuitos devem ser acessados através do site oficial do evento. Com a participação de bandas de reconhecimento nacional e músicos locais, o festival pretende oferecer uma experiência rica e emocionante. Entre as atrações confirmadas está o Grupo do Bola, que encerra o evento, se apresentando no domingo (15), às 20h30, e o Grupo Aperte o Play, que sobe ao palco no sábado (14), às 20h30. Também se apresentam Dj Cardoso, Mano Santana, Cris Amorim, Rodrigo Queiroz, Luís Banner (saxofonista) e Renan Cardoso.
Serviço
Quando: sábado, dia 14, e domingo, dia 15, das 15h às 22h
Onde: Meca Sports Bar (Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2274 - São Sebastião)
Na sexta-feira (13 de dezembro)
- “Nas Ondas do Rádio 95.0 AR” no Theatro São Pedro
Assim como as radionovelas e os programas de auditório, o espetáculo “Nas Ondas do Rádio 95.0 AR” convida a plateia para viagem a essas décadas de ouro, em 25 coreografias vibrantes, interpretadas por 80 talentosos integrantes da Escola Aline Rosa. Cada apresentação é uma homenagem às diversas vertentes musicais que marcaram a história do rádio, desde o clássico ao popular, do esportivo ao elitizado. As canções, que transcendem o tempo, são acompanhadas por encenações que capturam a essência das rádios, mostrando como elas lançaram artistas ao estrelato e moldaram a cultura popular. O espetáculo não é apenas uma performance; é uma experiência coletiva que convida o público a reviver momentos marcantes da história do rádio. As ondas sonoras se tornam uma porta para o imaginário, trazendo à tona memórias de tardes em família, sorrisos e até lágrimas. O rádio, em suas diversas formas — AM ou FM — entra nas casas das pessoas, trazendo informação, entretenimento e uma diversidade musical que encanta gerações. Ingressos no site da casa.
Serviço
Quando: sexta-feira, dia 13, às 20h
Onde: Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, S/N - Centro Histórico)
- “CRê TINAS” no Café Fon Fon
Essa é a última chance de assistir “CRê TINAS” em 2024, o espetáculo músico teatral tem composições autorais e não autorais que, através do teatro e da música, busca garantir o lugar e a voz das mulheres. A dramaturgia e o humor são os aliados escolhidos para iluminar assuntos complexos dessa extensa pauta. São três vocalistas, acompanhadas por uma banda de quatro músicos que “cantam” histórias costuradas pelo humor de forma sensível, irônica, ativista debochada e romântica. O objetivo é dar cada vez mais visibilidade à mulher com mais de cinquenta anos, provocando reflexões sobre a temática abordada nas canções, sobre o direito à liberdade de pensamento/expressão. Ingressos antecipados e reserva de mesa pelo número: (51) 998807689.
Serviço
Quando: sexta-feira, dia 13, às 21h
Onde: Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, 22 - Bairro Farroupilha)
- Sérgio Rojas Quinteto no Teatro Oficina Olga Reverbel
Sérgio Rojas convida o público para uma noite especial, onde a música será uma verdadeira viagem no repertório produzido ao longo de sua carreira. O show revisita os trabalhos mais relevantes lançados nos últimos tempos, destacando canções que marcaram etapas de sua versatilidade criativa. Neste espetáculo, Sérgio Rojas propõe uma experiência sensorial e intimista pela proximidade que oferece ao público, interpretando canções recentes e releituras surpreendentes, em arranjos que prometem emocionar a platéia. No repertório, canções em português e espanhol, dos álbuns “Nosso Segredo” (1999), “Por onde eu for” (2010), “Frontera” (2011), “Atemporal” (2019) e muito mais. O show além de uma retrospectiva é um convite para seguir juntos nessa jornada artística. Ingressos aqui.
Serviço
Quando: sexta-feira, dia 13, às 19h
Onde: Teatro Oficina Olga Reverbel (Praça Mal. Deodoro, S/N - Centro Histórico)
No sábado (14 de dezembro)
- “Catto Canta Gal” no Opinião
Filipe Catto, uma das artistas mais surpreendentes da música brasileira contemporânea, vai retornar a Porto Alegre para comemorar um ano do álbum “Belezas São Coisas Acesas por Dentro”. O registro, em que a cantora visita a obra de Gal Costa foi eleito um dos 50 melhores discos de 2023 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e indicado em duas categorias do Prêmio da Música Brasileira, “Belezas São Coisas Acesas por Dentro” celebra o espírito transgressor de uma das maiores vozes da nossa MPB. Com uma turnê que já passou por diversos países da Europa e da América Latina, Catto vai trazer para cá um repertório insuperável, que reúne sucessos como “Vaca Profana”, “Nada Mais”, “Tigresa” e “Vapor Barato”. Ingressos na Sympla.
Serviço
Quando: sábado, dia 14, às 21h
Onde: Opinião (Rua José do Patrocínio, 834 - Cidade Baixa)
- Festival Papeleira na Casa Baka
O Festival Papelera, acontece com uma programação paralela muito interessante. Nesta edição, são 32 artistas, além de oficinas gratuitas e lançamentos de publicações em um evento gratuito. O Papelera é uma feira de arte gráfica que acontece em Porto Alegre desde 2015, com o objetivo de divulgar o trabalho de artistas, coletivos e editoras independentes que têm como principal suporte para seu trabalho a arte impressa. Esta iniciativa foi fomentada pelo Programa Retomada Cultural RS – Bolsa Funarte de Apoio a Ações Artísticas Continuadas 2024. As oficinas do Festival são de carimbos com Amanda Charão, do Museu do Trabalho e de oficina de colagem Analógica com Joe Nicolay. Ambas necessitam de inscrição prévia pelo link no Instagram do Papeleira.
Serviço
Quando: sábado, dia 14, a partir das 13h
Onde: Casa Baka (Rua da República, 139 - Cidade Baixa)
- Mostra 30 x 30 da Associação Chico Lisboa
A Associação Chico Lisboa realiza a tradicional mostra beneficente “o que cabe em 30por30”. O evento colocará à venda trabalhos de mais de 70 artistas para arrecadação de fundos para a entidade. Organizada por Marina Rombaldi e Nilton Dondé, “o que cabe em 30por30” comercializará obras doadas por associados, colaboradores e trabalhos de acervo da Associação. Dentre os trabalhos estão obras de artistas como Alice Brueggemann, Britto Velho, Iberê Camargo, J. Borges, Leandro Machado, Paulo Chimendes, Teresa Poester, Vera Chaves Barcellos, Vasco Prado, Xico Stockinger e Zoravia Bettiol.
Serviço
Quando: sábado, dia 14, a partir das 11h
Onde: Centro Histórico e Cultural Antônio Klinger Filho / DMAE (Rua Vinte e Quatro de Outubro, 200 -Moinhos de Vento)
No domingo (15 de dezembro)
- Festival Realiza Mulher Cervejeira no Bom Fim
O Festival Realiza Mulher Cervejeira é um evento que une o melhor da
cultura cervejeira artesanal, arte, moda, gastronomia e música ao vivo. Com mais de 8 estilos de cervejas artesanais produzidas por mulheres cervejeiras, o evento também trará uma curadoria especial de expositores locais que apresentam o melhor da arte, moda e acessórios da região. Para completar a experiência, haverá uma diversidade de opções gastronômicas que atendem todos os gostos. O público ainda poderá curtir apresentações ao vivo de Roberta Moura e do Trio Mandê, garantindo uma trilha sonora contagiante ao longo do dia. Para os amantes da dança, a performance única de Igah Hammad promete encantar com uma mistura de arte e movimento. A entrada é gratuita.
Serviço
Quando: domingo, dia 15, a partir das 11h
Onde: Rua Bento Figueiredo - Bom Fim
- Baila Comigo no Ocidente
Baila Comigo é o evento que resgata o patrimônio musical dos anos 80 e 90 com os DJs Katia Suman e Bruno Suman. Duas pistas, mesas e cadeiras em todos os ambientes, diversão e alegria para o público 50+, mas aberto a todas as idades. A última edição do ano chega junto com o verão. Ingressos antecipados no Sympla.
Serviço
Quando: domingo, dia 15, às 18h
Onde: Ocidente (Rua João Telles, 960 – Bom Fim)
- Museu do Hip Hop comemora um ano
Comemorando um ano em atividade, o Museu da Cultura Hip Hop RS - primeiro museu do gênero da América Latina - atingiu sua meta, recebendo mais de 30 mil visitações, mesmo ficando de portas fechadas durante dois meses por conta das enchentes no estado. E para celebrar tamanha conquista, o Museu presenteia a região metropolitana de Porto Alegre com a presença de BK e Negra Li e OsGemeos. As atrações se apresentam em um evento gratuito, os ingressos devem ser retirados na bilheteria online. Para validação da entrada é necessário doar um quilo de alimento não perecível. O Aniversário do Museu do Hip Hip RS conta ainda com atrações selecionadas no Edital Vem Pro Museu. São elas: DJ Laiz Regina, La Bella Mafia, BNF, B.boy Daniel Cavalheiro, B.girl Naju e Graffiti Taina Moxa.
Serviço
Quando: domingo, dia 15, a partir das 14h
Onde: Museu da Cultura Hip Hop RS (R. Pq. dos Nativos, 545 - Vila Ipiranga)