Ronda Cultural: Ney Matogrosso, Humberto Gessinger, Luis Fernando Verissimo e mais em Porto Alegre

Ronda Cultural: Ney Matogrosso, Humberto Gessinger, Luis Fernando Verissimo e mais em Porto Alegre

Confira a curadoria de eventos culturais feita pelo Correio do Povo para este final de semana

Correio do Povo*

Ney Matogrosso canta no Auditório Araújo Vianna na noite desta sexta-feira, 29

publicidade

Eventos culturais movimentam Porto Alegre no final de semana. O Ronda Cultural é o quadro do Correio do Povo que traz uma curadoria especial com dicas para aproveitar da melhor forma as exposições, os espetáculos, os shows e muito mais. Confira:

No final de semana (29 e 30 de setembro e 1° de outubro)

  • Oficinas para crianças no Centro Cultural 25 de julho

Ao longo do final de semana, o Centro Cultural 25 de Julho promove o “Fim de Semana de Inspiração”, com mais de dez opções de oficinas artísticas para jovens e crianças a partir de 4 anos de idade. Na programação, são ofertadas atividades de artes visuais, música, teatro e dança, ministradas por professores e artistas locais, como Deborah Finocchiaro e Federico Trindade. O valor de cada evento varia, e as inscrições devem ser feitas através do formulário disponível aqui. A programação completa pode ser conferida no site.

Serviço
Quando: Dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, das 8h às 21h30.
Onde: Centro Cultural 25 de Julho (Rua Germano Petersen Júnior, 250 – Auxiliadora, Porto Alegre)

 

  • “Frida Kahlo, à Revolução!” no Teatro Bruno Kiefer

O espetáculo “Frida Kahlo, à Revolução!” completa 14 anos com curta temporada no Teatro Bruno Kiefer, na Casa de Cultura Mario Quintana. O monólogo é inspirado na vida e na obra da pintora mexicana do século XX. A atriz Juçara Gaspar, que interpreta a artista, busca trazer uma leitura contemporânea às memórias da vida de Frida, com foco na redescoberta ética e estética da sua trajetória. Ingressos antecipados estão disponíveis no site do evento.

Serviço
Quando: 29 e 30 de setembro, às 20h, e 1° de outubro, às 19h.
Onde: Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre).

Na sexta-feira (29 de setembro)

  • Ney Matogrosso no Auditório Araújo Vianna

O novo show de Ney Matogrosso, “Bloco na rua”, chega à Porto Alegre na noite desta sexta-feira. No repertório, Ney traz músicas suas e de outros artistas, como “Eu quero é botar meu bloco na rua” (Sergio Sampaio), de onde saiu o título da turnê, “A Maçã” (Raul Seixas) e “Alcool (Bolero Filosófico)”. A apresentação inclui projeções, comandadas por Luiz Stein, figurino de Lino Villaventura e luzes de Juarez Farinon. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Uhuu.

Serviço
Quando: Sexta-feira, 29 de setembro, às 21h.
Onde: Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685 - Farroupilha, Porto Alegre).

  • Exposição de Oliveira Silveira no Centro Cultural da Ufrgs

A exposição “Oliveira Silveira: poeta, negro”, oferecida pelo Centro Cultural da Ufrgs, traz um olhar para o extenso trabalho do intelectual como escritor e poeta. A mostra apresenta também uma expografia pensada a partir de poemas e uma produção audiovisual inédita: a atriz Celina Alcântara, a escritora Taiasmin Ohnmacht, a cantora Pâmela Amaro e o artista Gabi Faryas leem poemas do autor e contam sobre sua relação com ele, mostrando que seu trabalho segue impactando a formação de artistas e escritores. A abertura acontece nesta sexta-feira, às 17h, no Centro Cultural da Ufrgs. A visitação é gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

Serviço
Quando: Sexta-feira, 29 de setembro, às 17h (abertura).
Onde: Centro Cultural da Ufrgs - Campus Centro (Rua Eng. Luiz Englert, 333 - Farroupilha, Porto Alegre).

No sábado (30 de setembro)

  • Humberto Gessinger no Auditório Araújo Vianna

Um dos principais nomes do rock brasileiro e gaúcho, Humberto Gessinger volta ao Araújo Vianna, desta vez com o show de “Quatro Cantos de um Mundo Redondo”, terceiro álbum da sua carreira solo. O disco foi lançado nesta semana. Na apresentação, Gessinger vai misturar faixas inéditas, como “Fevereiro 13” e “Tudo Começa Outra Vez”, com clássicos da sua história, como os hits dos Engenheiros do Hawaii “Infinita Highway”, “Refrão de Bolero” e “Pra Ser Sincero”. Ingressos estão disponíveis na Sympla.

Serviço
Quando: Sábado, 30 de setembro, às 21h.
Onde: Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685 - Farroupilha, Porto Alegre).

  • Aniversário de Luis Fernando Verissimo no Espaço 373 

A banda As Cobras com Algo na Cabeça comemora os 87 anos do escritor Luis Fernando Verissimo no Espaço 373. O trio, formado por Claudio Levitan, Fernando Corona e Fernando Pezão, vai ler e musicar textos, poemas e frases tiradas da obra do escritor. O repertório também inclui jazz, uma das paixões de Verissimo, e músicas de influência carioca, como MPB e Bossa Nova, como homenagem à Lucia Helena Massa, esposa do escritor. Ingressos antecipados podem ser adquiridos na Sympla.

Serviço
Quando: Sábado, 30 de setembro, às 21h.
Onde: Espaço 373 (Rua Comendador Coruja, 373 – Floresta, Porto Alegre)

No domingo (1° de outubro)

  • Samba do Quintana na Casa de Cultura Mario Quintana

O projeto Samba do Quintana chega a sua 5ª edição, desta vez como parte das comemorações de aniversário da Casa de Cultura Mario Quintana, que completou 33 anos no dia 25 de setembro. O evento reúne dezenas de pessoas na Travessa dos Cataventos, um dos principais cartões postais da cidade. Nesta edição, a banda residente, Thiago Ribeiro & Amigos, convida a artista Luiza Hellena para participar das apresentações. A entrada é franca.

Serviço
Quando: Domingo, 1º de outubro, a partir das 16h (em caso de chuva o evento será transferido).
Onde: Travessa dos Cataventos, térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre) 

  • Recital dos Coros da Escola da Ospa na Casa da Ospa

O Coro Jovem e o Coro Infantojuvenil da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) fazem um recital gratuito em conjunto neste domingo, na Sala Sinfônica da Casa da Ospa, sob regência de Cosmas Grieneisen. Os quase 60 cantores, entre crianças, adolescentes e convidados especiais, além de um conjunto de músicos de percussão, sopros e cordas do Conservatório Pablo Komlós, apresentam canções de diferentes períodos históricos. O repertório inclui cantos indígenas do Brasil e do Peru, seguido de peças folclóricas de países do leste europeu e hinos religiosos, dentre eles “Jesus, Alegria dos Homens” (J. S. Bach) e “A Flauta Mágica” (W. A. Mozart). A entrada é franca e por ordem de chegada. Antes do recital, a Fundação Ospa estará recebendo doações para as pessoas afetadas por enchentes no Rio Grande do Sul.

Serviço
Quando: Domingo, 1° de outubro, às 18h.
Onde: Casa da Ospa / CAFF (Av. Borges de Medeiros, 1.501 - Centro Histórico, Porto Alegre).

* Curadoria feita por Caroline Guarnieri, Laura Borges e Leticia Pasuch
* Sob supervisão de Luiz Gonzaga Lopes


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895