Ronda Cultural: Péricles, espetáculo infantil e mais em Porto Alegre

Ronda Cultural: Péricles, espetáculo infantil e mais em Porto Alegre

Confira a curadoria de eventos culturais feita pelo Correio do Povo para este final de semana

Correio do Povo*

O cantor e compositor Péricles chega ao Araújo Vianna neste sábado, 26, com a turnê “Céu Lilás”

publicidade

Eventos culturais movimentam Porto Alegre no final de semana. O Ronda Cultural é o quadro do Correio do Povo que traz uma curadoria especial com dicas para aproveitar da melhor forma as exposições, os espetáculos, os shows e muito mais. Confira:

No final de semana (25, 26 e 27 de agosto)

  • “Misery” no Theatro São Pedro

Após temporadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Uberlândia e Vitória, chega a Porto Alegre “Misery”, adaptação teatral do romance “Misery – Louca Obsessão”, de Stephen King. Com direção de Bruna Dornellas, o elenco é estrelado por Mel Lisboa, Marcello Airoldi e Alexandre Galindo. A peça conta a história de Paul Sheldon (Marcello Airoldi), um famoso escritor reconhecido pela série de best-sellers protagonizados pela personagem Misery Chastain. Após sofrer um grave acidente de carro, Paul é resgatado pela enfermeira Annie Wilkes (Mel Lisboa). Autointitulada a principal fã do autor, Annie se revolta com o desfecho trágico da personagem Misery descoberto em um manuscrito de Sheldon e o submete a uma série de torturas e ameaças. Ingressos no site.

Serviço 
Quando: 25 e 26 de agosto, sexta e sábado, às 20h; 27 de agosto, domingo, às 18h
Onde: Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, S/N – Centro Histórico)

  • “Bom pra cachorro - O Espetacular Circo Theatro do Abelardo” no Complexo Multipalco Eva Sopher

O teatro de bonecos “Bom pra cachorro – O Espetacular Circo Theatro do Abelardo” encerra a temporada neste final de semana. A Caixa do Elefante realiza teatro de bonecos de luva, técnica tradicional do grupo desde sua fundação, fazendo referência aos autores de sua primeira montagem teatral e também celebrando os 32 anos do Abelardo – o cachorro ator e mestre de cerimônias de seus espetáculos. A montagem foi inspirada nos shows apresentados nos circos teatros que circulavam nas cidades do interior do país. Sem feras ou números grandiosos, as pequenas tendas de pau fincado foram, por muitos anos, uma inusitada e atrativa forma de entretenimento popular. Ingressos no site.

Serviço
Quando: 26 e 27 de agosto, sábado e domingo, às 16h
Onde: Teatro Oficina Olga Reverbel – Multipalco Eva Sopher (Praça Mal. Deodoro, s/n – Centro Histórico)

“Misery”, adaptação teatral do romance “Misery – Louca Obsessão”, de Stephen King, chega ao Theatro São Pedro. Foto: Leekyung Kim / Divulgação

Na sexta-feira (25 de agosto)

  • Programação especial do Dia Mundial da Fotografia no CDE

O Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE) e o Instituto Estadual do Cinema (Iecine) oferecem uma programação especial para comemorar o Dia Mundial da Fotografia. Serão realizadas duas oficinas: no dia 25 de agosto, “Como nossos pais: fotografia encenada”, ministrada por Ceila Oliveira e Amilcar Pinto. Em 29 de agosto, “Fotografando à moda antiga: pinhole”, ministrada por Amílcar Pinto, Ceila Oliveira e Vladimir Cavalheiro. Além das oficinas do CDE, o Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi) celebra o mês da fotografia com a exposição “Através da Imagem: Mulheres artistas no acervo do MACRS”, com curadoria de Mariane Rotter.

Serviço
Quando: 25 de agosto, sexta-feira, das 13h30 às 17h
Onde: Sala de oficinas do CDE – 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico)

  • Mari Kerber e Quarteto no Espaço 373

A pianista e compositora Mari Kerber sobe ao palco do 373 com quarteto formado por Júlia Pezzi (contrabaixo), Rhuan de Moura (bateria) e Rafael Lopes (guitarra e violão). No repertório, releituras de nomes, como Chick Corea, Esbjorn Svensson e Pat Metheny, e músicas autorais interpretadas no verdadeiro clima de improviso e descontração do estilo. Formada em Música Popular pela UFRGS, Mari tem dois álbuns autorais lançados: "So Many Stories to Tell" (2019) e "Em Movimento" (2020). Ingressos na Sympla.

Serviço
Quando: 25 de agosto, sexta-feira, às 21h
Onde: Espaço 373 (rua Comendador Coruja, 373 – Floresta)

No sábado (26 de agosto)

  • Péricles no Auditório Araújo Vianna

O cantor e compositor Péricles apresenta a turnê “Céu Lilás”, nome do mais recente álbum de estúdio do cantor e que foi indicado ao Grammy Latino 2022 na categoria Samba/Pagode. Com uma hora e meia de show, o artista apresentará no palco canções do novo trabalho e músicas que marcaram sua carreira,  como “Final de Tarde”, “Melhor Eu Ir” e “Até Que Durou”, até os grandes sucessos da época em que era vocalista do grupo Exaltasamba como “Jogo de Sedução”, “40 Graus” e “Gamei”. A cantora catarinense Ana Clara, considerada a nova revelação feminina do samba, fará o show de abertura. Ingressos na Sympla.

Serviço
Quando: 26 de agosto, sábado, às 21h
Onde:  Auditório Araújo Vianna (Parque Farroupilha, 685 – Farroupilha)

  • Vencedor de Grammy em concerto da OSPA 

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) recebe dois convidados para o concerto “Shostakovich IX”. Para reger a Sinfônica, desembarca em Porto Alegre Michael Repper, o maestro norte-americano mais jovem a ganhar um prêmio Grammy de Melhor Performance Orquestral. Já o francês Fabien Thouand, um dos grandes nomes do instrumento na atualidade, interpreta um solo de oboé no concerto e também realiza uma masterclass aberta ao público. Os ingressos estão disponíveis na Sympla. Também está prevista a transmissão ao vivo da performance pelo YouTube da OSPA

Serviço
Quando: 26 de agosto, sábado, às 17h
Onde: Casa da OSPA (CAFF – av. Borges de Medeiros, 1.501 – Centro Histórico)

Fabien Thouand e Michael Repper estarão presentes no concerto “Shostakovich IX”, na Casa da Ospa. Foto: Vitória Proença / Divulgação

 

No domingo (27 de agosto)

  • Aladdin no Teatro do Museu do Trabalho

O musical infantil Aladdin, da Cia. Ronald Radde, encerra sua temporada com um espetáculo para crianças, adolescentes e adultos. A história de Aladdin, dirigida por Karen Radde, foi adaptada em um musical de uma hora de duração. No clássico, um jovem pobre descobre uma lâmpada mágica com um gênio que pode lhe conceder desejos. Agora, o rapaz quer conquistar a moça por quem se apaixonou, mas o que ele não sabe é que a jovem é uma princesa. Com a ajuda do gênio, ele tenta se passar por um príncipe para conquistar o amor da moça e a confiança de seu pai. Ingressos na Sympla.

Serviço
Quando: 27 de agosto, domingo, às 17h
Onde: Teatro do Museu do Trabalho (rua dos Andradas, 230 – Centro Histórico)

  • Grupo Upa! no Centro Cultural 25 de Julho

O grupo Upa! apresenta o espetáculo Ao Vivo e Em Cores, com 15 cantores que interpretam um repertório que passa por samba, ijexá, maracatu, baião e zamba, com diferentes arranjos de composiçõesque unem a diversidade de ritmos da música popular brasileira e latino-americana com poesias e improvisos. A regência e direção artística é do maestro Federico Trindade, fundador do grupo. Ingressos na Sympla.

Serviço
Quando: 27 de agosto, domingo, às 19h30
Onde: Centro Cultural 25 de Julho (rua Germano Petersen Júnior, 250 – Auxiliadora)

Grupo Upa! apresenta o espetáculo Ao Vivo e Em Cores neste domingo, 27. Foto: Iasmine Dornelles

Confira o vídeo:

 

* Curadoria feita por Caroline Guarnieri, Laura Borges e Leticia Pasuch
* Sob supervisão de Luiz Gonzaga Lopes


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895