Ronda Cultural: Paralamas do Sucesso, teatro, reggae e mais em Porto Alegre

Ronda Cultural: Paralamas do Sucesso, teatro, reggae e mais em Porto Alegre

Confira a curadoria de eventos culturais feita pelo Correio do Povo para este final de semana

Correio do Povo *

Banda Paralamas do Sucesso faz show no Auditório Araújo Vianna neste sábado, 2, às 21h

publicidade

Eventos culturais movimentam Porto Alegre no final de semana. O Ronda Cultural é o quadro do Correio do Povo que traz uma curadoria especial com dicas para aproveitar da melhor forma as exposições, os espetáculos, os shows e muito mais. Confira:

No final de semana (1, 2 e 3 de setembro)

  • “Novos Velhos Corpos 50+” no Teatro Glênio Peres

O espetáculo “Novos Velhos Corpos 50+”, com direção de Suzi Weber, vencedor do Prêmio Açorianos de Dança 2022, chega ao Teatro Glênio Peres para duas apresentações neste final de semana, na sexta-feira e no sábado. As performances fazem parte da programação da VII Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres. Seis bailarinos e coreógrafos, com idades entre 50 e 70 anos, buscam mostrar que não existe idade para um corpo dançar. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos a partir do dia 29 de agosto até o dia 1° de setembro, no Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre, no mesmo local do teatro.

Serviço 
Quando: Sexta-feira, 1°, e sábado, 2 de setembro, às 19h.
Onde: Teatro Glênio Peres (Av. Loureiro da Silva, 255 - Centro Histórico, Porto Alegre).

  • “Nós” no Teatro Renascença

A Nós Companhia de Teatro apresenta a performance teatral “Nós”, que celebra os 20 anos de carreira do diretor Everson Silva, neste final de semana. As sessões acontecem nos dias 1°, 2 e 3 de setembro, no Teatro Renascença. A produção se propõe a revisitar memórias, sentimentos e emoções que se transformam em acontecimentos cotidianos, com encontros e desencontros. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla.

Serviço 
Quando: Sexta-feira, sábado e domingo (1°, 2 e 3 de setembro), às 20h.
Onde: Teatro Renascença / Centro Municipal de Cultura (Av. Érico Veríssimo, 307 - Menino Deus, Porto Alegre).


O espetáculo “Nossos Velhos Corpos 50+” reúne seis bailarinos de 50 a 70 anos de idade | Foto: Adriana Marchiori / Divulgação / CP

Na sexta-feira (1 de setembro)

  • Planta e Raiz no Bar Opinião

A banda Planta e Raiz, um dos nomes mais importantes do reggae nacional, volta ao palco do Opinião mais uma vez nesta sexta-feira, 1°. O grupo traz seu repertório no formato desplugado, com músicas intimistas e envolventes. Estão no repertório hits como “Com Certeza”, “Aquele Lugar” e “Filho do Leão”, além de novidades do último EP, como “Presente de Deus” e “Natureza Viva”. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla.

Serviço 
Quando: 1º de setembro, sexta-feira, a partir das 23h30.
Onde: Bar Opinião (Rua José do Patrocínio, 834 - Cidade Baixa, Porto Alegre).

  • Thiago Lauer e Friday Lovers no Divina Comédia

Na sexta-feira, o músico Thiago Lauer e a banda Friday Lovers se apresentam na casa de rock Divina Comédia. Thiago começa com seu show solo "Baladas do Rock", em que toca e canta clássicos do rock e músicas autorais no piano. A banda Friday Lovers, que sobe no palco em seguida, apresenta seu show "Old Night New Wave", com hits de The Cure, The Smiths, David Bowie, Billy Idol e mais. Ingressos estão disponíveis na Sympla.

Serviço 
Quando: Sexta-feira, 1° de setembro, a partir das 21h (Thiago Lauer às 21h; Friday Lovers às 23h30).
Onde: Divina Comédia (Rua da República, 649 - Cidade Baixa, Porto Alegre).

Planta e Raiz enche o Opinião de reggae nesta sexta-feira | Foto: Rodrigo Pisy / Divulgação / CP

No sábado (2 de setembro)

  • Paralamas do Sucesso no Auditório Araújo Vianna

Um dos maiores ícones do rock brasileiro, a banda Paralamas do Sucesso volta ao palco do Araújo Vianna neste sábado, 2, com a turnê “Paralamas Clássico”. Com 40 anos de carreira, o grupo apresenta hits como “Alagados”, “Meu Erro” e “Lanterna dos Afogados”. O repertório promete levar o público em um passeio pela variedade musical da banda, formada por Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone. Os ingressos podem ser adquiridos na Sympla.

Serviço 
Quando: Sábado, 2 de setembro, às 21h.
Onde: Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685 - Farroupilha, Porto Alegre).

  • Exposição “Ecos” no Museu do Trabalho

A artista Caroline Veilson inaugura “Ecos”, sua terceira exposição individual, no Museu do Trabalho neste sábado, 2. Pelo uso de técnicas como gravura e desenho, Veilson procura conectar o passado e o presente, ressignificando objetos importantes de sua trajetória, com recortes da sua produção artística de 2019 a 2023. A mostra é resultado do prêmio da 5ª edição do “Pintura e Desenho - A Novíssima Geração”, de 2022, promovido pelo Museu do Trabalho, o qual a artista ganhou. A exposição permanece em cartaz até o dia 15 de outubro, com entrada franca.

Serviço 
Quando: Abertura - sábado, 2 de setembro, às 17h / Visitação - de 3 de setembro a 15 de outubro; de terça a sábado, das 13h30 às 18h, e domingos e feriados, das 14h às 18h30. 
Onde: Museu do Trabalho (Rua dos Andradas, 230 - Centro Histórico, Porto Alegre).


O Paralamas do Sucesso acumula quatro décadas de sucessos no rock nacional | Foto: Maurício Valladares / Divulgação / CP

No domingo (3 de setembro)

  • Samba do Quintana na Casa de Cultura Mario Quintana

A 4ª edição do projeto Samba do Quintana acontece neste domingo, 3, na Casa de Cultura Mario Quintana. Com curadoria e programação da jornalista e pesquisadora musical Bruna Paulin, o evento tem entrada gratuita. O público pode conferir a apresentação da banda residente do projeto, Thiago Ribeiro & Amigos, formada por Thiago Ribeiro (vocais e cavaquinho), Fernando Duarte (repique de mão, tamborim, bongô), Marcelo Rossi (violão), Paulo Wolff (pandeiro, carrilhão e chocalhos) e Rogério Menezes (tantan). A artista convidada desta edição é a cantora Claudia Quadros, considerada por críticos como a primeira dama do samba gaúcho, que acumula uma carreira que passa pela MPB e pelo samba.

Serviço 
Quando: Domingo, 3 de setembro, a partir das 16h.
Onde: Travessa Rua dos Cataventos, térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre) 

  • Demônios da Garoa no Auditório Araújo Vianna

O Demônios da Garoa, reconhecido pelo Guinness Book como a banda mais antiga em atividade no mundo, sobe no palco do Araújo Vianna neste domingo, 3. O grupo paulista, com 80 anos de carreira, traz sucessos como “Samba do Arnesto”, “Saudosa Maloca” e “Trem das Onze”, além de músicas de outros artistas, entre eles Alexandre Pires, Seu Jorge e Jorge Aragão. A formação atual da banda inclui Sérgio Rosa (vocal e afoxé), Ricardinho (vocal e pandeiro), Everson Pessoa (vocal e violão) e Dedé Paraizo (vocal e violão). Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla.

Serviço 
Quando: Domingo, 3, às 20h.
Onde: Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685 - Farroupilha, Porto Alegre).

A cantora Claudia Quadros é a convidada desta edição do Samba do Quintana | Foto: Bruno Gomes / Divulgação / CP

* Curadoria feita por Caroline Guarnieri, Laura Borges e Leticia Pasuch
* Sob supervisão de Luiz Gonzaga Lopes


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895