Ronda Cultural: Vanessa da Mata, Carnaval, teatro e mais em Porto Alegre

Ronda Cultural: Vanessa da Mata, Carnaval, teatro e mais em Porto Alegre

Confira a curadoria de eventos culturais feita pelo Correio do Povo para este final de semana

Correio do Povo*

A cantora Vanessa da Mata celebra 20 anos de carreira e novo álbum no Araújo Vianna neste sábado, dia 5

publicidade

Eventos culturais movimentam Porto Alegre no final de semana. O Ronda Cultural é o quadro do Correio do Povo que traz uma curadoria especial com dicas para aproveitar da melhor forma as exposições, os espetáculos, os shows e muito mais. Confira:

No final de semana (4, 5 e 6 de agosto)

  • O Gato de Botas e Bombachas no Teatro Renascença

O musical infantil O Gato de Botas e Bombachas volta a cartaz para a sua segunda temporada em Porto Alegre. Com texto de Charles Ferreira e direção de Airton de Oliveira, a montagem apresenta uma versão de um dos contos mais famosos da literatura universal adaptado para o Rio Grande do Sul do final do século XIX. A peça fica em cartaz no Teatro Renascença de 5 a 27 de agosto, com sessões nos sábados e domingos. Ingressos pelo Tchê Ofertas.

Serviço
Quando:, de 5 a 27 de agosto, aos sábados e domingos, às 16h
Onde: Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307 – Azenha)

  • Um Fascista no Divã na Zona Cultural

Sucesso na última edição do Porto Alegre em Cena, Um Fascista no Divã estará em cartaz em uma curta temporada na Zona Cultural. Montagem do Grupo Jogo, a peça é a adaptação para os palcos do livro homônimo de Márcia Tiburi e tem direção de Alexandre Dill. O ator Vinícius Meneguzzi interpreta um psicólogo que assume o desafiador caso de um político com tendências e comportamentos fascistas. Ao longo de diversas sessões, o terapeuta busca compreender as verdadeiras motivações do político para buscar ajuda. Ingressos na Sympla.

Serviço
Quando: 4, 5, 11 e 12 de agosto, às sextas-feiras e aos sábados, às 20h
Onde:  Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 - Centro Histórico)

Musical infantil O" Gato de Botas e Bombachas" estreia nova temporada neste fim de semana. Foto: Claudio Benevenga / Divulgação

Na sexta-feira (04 de agosto)

  • Afro-Sul Odomodê no Unimúsica

Na segunda noite do Unimúsica, “Reminiscências”, dirigido por Iara Deodoro, enaltece o carnaval de Porto Alegre. Fazendo da arte uma grande declaração de amor e agradecimento, o grupo Afro-Sul Odomodê apresenta uma releitura de desfiles realizados pelas escolas de samba da cidade, tanto no Complexo Cultural do Porto Seco, como na Avenida Carlos Alberto Barcellos, o Roxo.

Serviço
Quando: 4 de agosto, sexta-feira, às 20h 
Onde: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Farroupilha)

  • Deborah no Espaço 373

O Espaço 373 recebe um encontro entre Amy Winehouse e Rita Lee no show “Almas Rebeldes”, de Deborah. O novo projeto da cantora, compositora e atriz catarinense convida o público para experienciar uma noite visceral, homenageando duas grandes artistas que transcenderam fronteiras e deixaram um legado significativo na música.

Serviço
Quando: dia 4 de agosto, sexta-feira, às 21h 
Onde: Espaço 373 (Rua Comendador Coruja, 373 – Bairro Floresta)

Grupo Afro-Sul Odomodê é atração do Unimúsica nesta sexta-feira, dia 4, no Salão de Atos da Ufrgs. Foto: Maciel Goelzer / Divulgação

No sábado (05 de agosto)

  • FestFoto 2023 na Fundação Iberê 

A Fundação Iberê recebe mais uma edição do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre – FestFoto 2023. Neste ano, o conselho curatorial optou por trabalhar com uma proposta sem provocação temática como ponto de partida para desenvolver um tema. Essa curadoria sem filtro possibilitou radicalizar a escuta das práticas artísticas recentes e resultou em uma mostra que reúne do documental ao uso de inteligência artificial em trabalhos marcados pela performatividade e ficcionalização da narrativa fotográfica. 

Serviço
Quando: 5 a 20 de agosto
Onde: Fundação Iberê (Av. Padre Cacique, 2000 - Cristal)

  • Vanessa da Mata no Araújo Vianna

Vanessa da Mata chega a Porto Alegre com o espetáculo “Vem Doce”, celebrando seu novo álbum de mesmo nome e comemorando 20 anos de carreira. Vanessa une as novas canções aos grandes sucessos de sua carreira, como “Não Me Deixe Só”, “Ai Ai Ai” e “Boa Sorte/Good Luck”, agora reimaginados para o contexto criativo do projeto. Ingressos na Sympla.

Serviço
Quando: 5 de agosto, sábado, às 21h
Onde: Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685 – Bom Fim)

"Emprenhar-se no incolor", de Reisla Oliveira, na exposição FestFoto 2023 a partir deste sábado na Fundação Iberê. Foto: Ricardo Giusti

  • CARNINVERNO do Bloco da Laje na Banda Saldanha

O Bloco da Laje anuncia os novos ventos (frios) que despontam no horizonte. No já tradicional Carninverno da Laje, apresenta novas composições autorais. Integrando o repertório novo às músicas já consagradas, o show vem com a energia do grupo, de olho no carnaval e nos novos shows que se intensificam no segundo semestre, reforçando a parceria com a Banda Saldanha. Ingressos na Sympla.

Serviço
Quando: 5 de agosto, sábado, às 16h
Onde: Banda Saldanha (Av. Padre Cacique, 1355 - Praia de Belas)

No domingo (6 de agosto)

  • Sorriso Maroto no Parque Harmonia

O projeto Sorriso Maroto As Antigas reunirá todos os grandes clássicos de carreira do Sorriso como “Ainda Gosto de Você”, “Não Tem Perdão”, “A Primeira Namorada”, “Amanhã, Sinais”, “Assim Você Mata o Papai” e muitas outras do acervo de 24 anos de carreira, para imergir o público em uma viagem no tempo pelas diferentes fases da banda. Ingressos no ingresse.com.

Serviço
Quando: 6 de agosto, domingo, às 14h
Onde: Parque Harmonia (Av. Loureiro da Silva, 255 - Cidade Baixa)

  •  Recital da Série Música de Câmara  na OSPA

O 6º recital da Série Música de Câmara em 2023 reúne obras para fagote, trombone e piano. Os músicos da OSPA José Milton Vieira e Sabryna Pinheiro de Faria interpretam, em duo, transcrições para trombone de estudos para clavicórdio de G. F. Telemann. A fagotista da OSPA Ange Bazzani e o pianista convidado Paulo Bergmann apresentam obras aclamadas de Saint-Saëns e Villa-Lobos. Paulo também se junta a José Milton para executar composições originais para trombone e piano. A entrada é franca e por ordem de chegada.

Serviço
Quando: 6 de agosto, domingo, às 18h.
Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501 – Praia de Belas)

O grupo Sorriso Maroto realiza show no Parque Harmonia neste domingo, dia 6. Foto: Dani Valverde / Divulgação

* Curadoria feita por Caroline Guarnieri, Laura Borges e Leticia Pasuch


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895