RS Criativo completa três anos

RS Criativo completa três anos

Comemoração contará com apresentação aos empreendedores na quinta-feira, pela manhã, no Palácio Piratinii

Arte & Agenda

Programa RS Criativo completa três anos neste mês de julho

publicidade

Este mês de julho de 2022 assinala o aniversário de três anos das atividades ininterruptas do RS Criativo – programa estratégico implantado pelo Governo do Estado do RS, através da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), e executado por meio de convênio com o Ministério do Turismo (Secretaria de Economia Criativa). Durante seus três primeiros anos de trabalho, o RS Criativo atuou na promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável e integrado do estado através do fortalecimento de cadeias e arranjos produtivos relacionados à economia criativa.

Neste ano, a comemoração contará com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior e da secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, com apresentação aos empreendedores residentes e empreendimentos do RS Criativo. O evento ocorre na quinta-feira, dia 28, data do aniversário do programa, das 9h30min às 10h30min, no Salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini. “Estamos vivendo um momento especial.  É muito gratificante poder vivenciar a implementação do RS Criativo levando aos criativos e aos municípios as inúmeras ações do programa. São muitos os desafios, mas vale ressaltar o quanto temos contribuído para o entendimento da importância da economia criativa para o desenvolvimento dos criativos e seus territórios. Vemos os negócios criativos evoluindo, expandindo mercados, e as pesquisas que temos realizado demonstram o potencial do nosso estado. Entramos no segundo semestre de 2022 com muitas ações a serem realizadas”, pontua a coordenadora do programa, Carolina Biberg.

“O terceiro aniversário do RS Criativo é motivo de grande alegria para todos os que contribuíram para colocar em prática esse programa estratégico para o desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Sul. Mesmo durante o período mais crítico da pandemia, continuamos trabalhando, atraindo novos parceiros e envolvendo segmentos mais amplos da economia criativa, que é uma realidade em plena expansão no nosso Estado”, conta a assessora especial de Artes e Economia Criativa da Sedac, Ana Fagundes.

“Um dos aspectos mais importantes do RS Criativo é seu caráter transversal e inclusivo. O programa vem construindo pontes entre os empreendedores criativos gaúchos e o mercado de trabalho, ajudando a fortalecer diversas cadeias produtivas por meio da qualificação profissional e do apoio à criação de novos negócios”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo. “Tenho certeza de que esse é apenas o início de uma longa trajetória. Parabéns a todas e todos que fazem parte desse grande movimento de valorização do imenso potencial criativo do Rio Grande do Sul”.


Pilares de atuação
Desde a sua criação, o programa atua em cinco eixos: Observatório - pesquisa e informação (sistematização de informações, indicadores e pesquisas), Mercado e Circulação (ações de promoção e inserção do RS nos circuitos internacionais para aumentar a competitividade e abrir novos mercados para a economia criativa, organização de projetos de cooperação e atração de investimentos internacionais), Territórios Criativos (disseminação das cadeias da Economia Criativa em todo o RS, diálogo e apoio às ações e iniciativas já existentes no território), Promoção e Investimento (identificação de distintas e diversas fontes de financiamento para os setores da economia criativa, formulação de políticas de captação de recursos junto ao setor privado e instituições multilaterais) e Capacitação e Residência (capacitação permanente de novos empreendedores da economia criativa com cursos, consultorias, residências e encontros de setores. 

 II Ciclo de Residência
No eixo de Capacitação e Residência, o projeto está no segundo ciclo de Residentes, com 20 empreendimentos incubados.  O programa conta com um curso introdutório online a cada mês sobre uma temática específica e com um professor especializado. Depois, ocorrem rodadas de mentorias com atendimento individualizado para cada um dos negócios selecionados, com foco no tema do respectivo módulo. 
Já passaram pelo Hub Criativa Birô (escritório de coworking), localizado no 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana, instituição da Sedac, profissionais do Audiovisual, Moda, Eventos e Turismo Cultural, Arquitetura, Artes Visuais, Literatura e Mercado Editorial, Cultura Popular e Publicidade.

Territórios Criativos
No eixo Territórios Criativos, o programa leva cursos e capacitações ao interior do estado. O propósito é incentivar o desenvolvimento da visão empreendedora dos participantes e potencializar possíveis novos empreendimentos que possam participar das inúmeras ações oferecidas pelo RS Criativo. 
 As Caravanas percorrem as  nove Regiões Funcionais do estado:  Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari, Campos de Cima da Serra, Hortênsias e Serra, Litoral Norte, Sul, Campanha e Fronteira Oeste, Fronteira Noroeste, Missões, Noroeste Colonial e Celeiro, Alto Jacuí, Central, Jacuí-Centro e Vale do Jaguari, Alto da Serra do Botucarai, Média Alto Uruguai, Nordeste, Norte, Produção e  Rio da Várzea.
Em 2022, as Caravanas chegaram com novo formato e uma nova proposta, a   Imersão RS Criativo, que busca estimular e colaborar para o crescimento dos municípios, por meio do turismo local e desenvolvimento de planos de economia criativa. A  programação se estende até o final do ano,  passando  por Santa Maria, Rio Grande, Capão da Canoa, Soledade, Caçapava do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Encantado e São Miguel das Missões.

 
Observatório
No eixo Observatório- pesquisa e informação, o RS Criativo já produziu pesquisas sobre empregos, moda, literatura, música, artes visuais, metodologias e potenciais criativos de Porto Alegre. São realizados levantamentos de indicadores e sistematização de informações necessárias para a compreensão deste mercado no estado.
Serão finalizadas, até o final do ano, pesquisas com as temáticas de Artesanato, Artes Visuais e Empreendedorismo Criativo nas Comunidades.  
Desde a sua criação, mais de 9,5 mil pessoas já receberam capacitações por meio de cursos, oficinas e workshops. 
A sede do programa é no Hub Criativa Birô, 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana, Rua dos Andradas, 736, Porto Alegre.

Balanço 2022
- 20 empreendimentos incubados.
- Uma média de 3,5 mil participantes entre cursos e palestras.
- Mais de 270h de capacitações e mentorias até o presente momento.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895