Arte & Agenda

Sala P. F. Gastal apresenta mostra gratuita "A Vingança dos Filmes B"

Programação vai exibir 55 produções, entre curtas e longas, até 4 de dezembro

Filme "Tango" é um dos selecionados da mostra
Filme "Tango" é um dos selecionados da mostra Foto : A Vingação dos Filmes B / Divulgação / CP
A mostra "A Vingança dos Filmes B" inaugura nesta sexta e segue até o dia 4 de dezembro na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (João Goulart, 551, 3º andar), em Porto Alegre. O ciclo vai exibir 55 produções entre curtas e longas, clássicos e novidades, com curadoria do crítico e pesquisador Cristian Verardi. Todas as sessões têm entrada franca.

Esta é a sexta edição do evento, que tem como proposta ser uma vitrine tanto para produções independentes e de baixo orçamento, como para clássicos do cinema de gênero. Entre os títulos a serem exibidos, estão “Criaturas”, de Stephen Herek, e dois exemplares da série “Phantasm”, de Don Coscarelli. Outros selecionados são “Audição”, de Takashi Miike, e filmes de culto como “Hausu”, de Nobuhiko Ôbayashi, e “Viver e Morrer em Los Angeles”, de Willian Friedkin.

Também haverá a pré-estreia de “Mar Inquieto”, de Fernando Mantelli, e “Alvorada Z”, um filme de zumbis produzido de forma independente por jovens estudantes de Alvorada. Algumas sessões de longas serão acompanhadas de debates com cineastas como Davi Pretto, Milton do Prado, Giordano Gio, e especialistas em cinema de gênero como o escritor Cesar Almeida.

Os curtas-metragens continuam sendo a alma da mostra com diversas sessões, como a de abertura, intitulada “Short Cuts”, que trará um diversificado panorama de curtas brasileiros, com nomes consagrados do horror nacional, como Paulo Biscaia. Novos talentos como Gabriel Carneiro, e sua emocionante homenagem ao cinema da Boca do Lixo com “Aquela Rua Tão Triumpho”, também ganharão espaço. A programação completa pode ser conferida pelo link.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 19 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio