Em outubro, o “Cinema em Movimento - Circuito Universitário” chega a Porto Alegre, com uma seleção de cinco documentários brasileiros. Buscando fomentar o diálogo sobre direitos humanos através do cinema, o ciclo percorre espaços públicos, universidades e escolas das 27 unidades da federação brasileira. Em Porto Alegre, as exibições acontecem na Sala Redenção, em cinco sextas-feiras (dias 04 de outubro, 18 de outubro, 01 de novembro, 08 de novembro e 06 de dezembro), às 16h. Com entrada franca e aberta à comunidade em geral, as exibições são sempre seguidas de bate-papo, para aprofundar as reflexões proporcionadas pelos filmes.
Os documentários em cartaz abordam a temática dos direitos humanos, trazendo para a tela questões de raça, gênero, resistência política e luta por justiça social. Abrindo a programação, no dia 04 de outubro, o documentário "Para onde voam as feiticeiras" acompanha artistas LGBTQIA+ em suas manifestações contra o preconceito nas ruas de São Paulo. Com exibição em 18 de outubro, "Vãnh Gõ Tõ Laklãnõ" revisita a história dos indígenas Laklãnõ/Xokleng e sua luta pela preservação cultural e linguística.
No novembro negro, duas sessões trazem reflexões acerca de questões raciais: no dia 01, "Vozes Negras" destaca a militância das mulheres negras; e no dia 08, "Rio, Negro” apresenta a contribuição da população negra para a formação cultural e política do Rio de Janeiro. O encerramento do “Cinema em Movimento - Circuito Universitário” na Sala Redenção acontece em 6 de dezembro, com a exibição de "Olha pra Elas", documentário que revela as dificuldades enfrentadas por mães encarceradas e a negligência do sistema penitenciário.
O cinema da UFRGS está localizado no campus central da Universidade, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333. O “Cinema em Movimento – Circuito Universitário” é realizado pela MPC Filmes e pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), com patrocínio da Petrobrás, Ministério da Cultura e Governo Federal.