Sala Redenção retoma discussão sobre o golpe de 1964 em novo ciclo
Haverá exibição do filme “Diário de uma Busca”, de Flávia Castro, seguida de conversa com Nilo Piana de Castro, curador do ciclo

publicidade
Nesta terça-feira, dia 24, às 19h, a Sala Redenção (rua Eng. Luiz Englert, 333), no campus central da Ufrgs, retoma o ciclo “60 anos do Golpe Militar: Tão Longe, Tão Perto” com exibição do filme “Diário de uma Busca”, de Flávia Castro. Após o sucesso da mostra ocorrida no mês de abril, o cinema universitário dá continuidade à proposta de discutir sobre a importante temática como o golpe militar de 1964, agora na forma de um ciclo mensal homônimo. A sessão tem entrada franca e é aberta à comunidade em geral.
A obra traz a história do jornalista Celso Afonso Gay de Castro, militante político de esquerda exilado durante a ditadura militar brasileira e morto em Porto Alegre, aos 41 anos, sob circunstâncias suspeitas. Sua filha e diretora do filme, Flávia Castro, se debruça neste mistério para tentar desvendá-lo. A exibição do filme é seguida de conversa com o curador do ciclo, Nilo Piana de Castro, professor do Colégio de Aplicação da Ufrgs.
O ciclo “60 anos do Golpe Militar: Tão Longe, Tão Perto” tem a promessa de contribuir para a memória e a discussão crítica acerca do passado, na busca por não repetir a história e, sim, vislumbrar um futuro de plena liberdade cidadã e democrática.