Arte & Agenda

Sala Redenção exibe filmes japoneses e nipo-brasileiros

A mostra, que faz parte da Semana do Japão em Porto Alegre, começa nesta quarta-feira e tem entrada franca

"Sakana no Ko" (O conto do peixe) tem sessão às 19h desta quarta-feira, na Sala Redenção
"Sakana no Ko" (O conto do peixe) tem sessão às 19h desta quarta-feira, na Sala Redenção Foto : Bandai Namco Filworks / Divulgação / CP

A Sala Redenção, em parceria com a Fundação Japão São Paulo, integra a programação da Semana do Japão em Porto Alegre com a mostra “Panoramas do Cinema Japonês Contemporâneo”. De 29 de outubro a 7 de novembro, são exibidos nove filmes em sessões gratuitas e abertas à comunidade em geral.

A mostra inicia nesta quarta-feira, às 16h, com “Ito” (2021), drama que acompanha uma garota tímida do interior do Japão que passa a trabalhar em uma cafeteria. Em seguida, às 19h, é exibido “Sakana no Ko” (O Conto do Peixe), de 2022, cuja protagonista é uma jovem obcecada em desenhar peixes. Após a projeção, o filósofo Leonardo Kussler conversa com o público sobre a obra.

O filme que abre a segunda semana da mostra é “Monster” (2023), longa-metragem mais recente do cineasta Kore-Eda Hirokazu e vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes em 2023.

A programação encerra no dia 7 de novembro, com uma sessão de curta-metragens de diretores nipo-brasileiros. Serão exibidos “Furusato: um lugar para voltar” (2024), de Alexsânder Nakaóka e Gustavo Corrêa, e “Memórias do Sul” (2025), de Bruna Takamoto e Hiroshi Kuamoto. A sessão é seguida de bate-papo com os realizadores.

A Sala Redenção está localizada no Campus Central da Ufrgs, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta domingo, dia 9 de novembro de 2025

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio