Desta segunda-feira, 20, até 24 de outubro, a Sala Redenção - Cinema Universitário (Eng. Luiz Englert, 333) recebe o Panorama Estadual da VIII Mostra Sesc de Cinema. A programação reúne 12 obras – entre curtas e longas-metragens – produzidas em seis cidades gaúchas: Porto Alegre, Canoas, Capão de Leão, Pelotas, Rio Grande e Três Passos. Todas as sessões têm entrada franca e são abertas à comunidade em geral.
A Mostra Sesc de Cinema visa a contribuir para a difusão do cinema brasileiro independente, possibilitando reconhecimento, visibilidade e janelas de exibição às produções audiovisuais do país. A seleção de filmes, feita por meio de edital nacional, considera tanto aspectos técnicos e narrativos quanto elementos sociais, de diversidade de linguagens e representatividade de gênero, raça, cor e territórios.
A Sala Redenção exibe os longas “Mães Atípicas: quem cuida de quem cuida?” (2024), “Memórias de um Esclerosado” (2024) e “Cine Globo: uma vida de cinema” (2024); e os curtas “Ana Cecília” (2025), “A Sinaleira Amarela” (2025), “Cardo” (2025), “Cassino” (2024), “Desvio de Cena” (2024), “Jeguata Xirê” (2024), “Não tem mar nessa cidade” (2024), “O Casaco” (2025) e “O Jogo” (2025). O primeiro filme a ser exibido nesta segunda, às 16h, é “Memórias de um Esclerosado”. A produção é dirigida por Thais Fernandes e Rafael Corrêa e tem duração de 75 minutos.
O filme conta a história de Rafael Corrêa, cartunista diagnosticado com esclerose múltipla. Em busca de respostas, o artista decide fazer um filme para organizar suas memórias. No processo, ele lembra que, quando criança, matou de forma cruel um sapo, esmagando seu lado esquerdo. Os primeiros sintomas da doença paralisam sua mão esquerda, a mão com a qual desenha, e ele passa a acreditar em uma espécie de karma. A doença avança rápido e Rafael tem muita pressa para contar sua história.
A segunda obra a ser apresentada é o documentário “Cine Globo: uma vida de cinema”, de Christian Jafas e Carlos Roberto Grun, de Três Passos (2024, 75min). O filme sobre o Cine Teatro Globo, de Três Passos, raro cinema de calçada ainda em atividade, será exibido às 19h desta segunda-feira.