Sarau do Solar especial com Borghetti e Fábrica de Gaiteiros

Sarau do Solar especial com Borghetti e Fábrica de Gaiteiros

Espetáculo, que marca os 189 anos da Assembleia Legislativa do RS, será no Theatro São Pedro, nesta quarta-feira, dia 17 de abril

Correio do Povo

'Cantando Juntos o Mundo Melhora’ comemora data da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

publicidade

O espetáculo especial do Sarau do Solar comemora os 189 anos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com show de Renato Borghetti e sua Fábrica de Gaiteiros, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 20h, no Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/nº). Com entrada franca, mas com a solicitação de doação de alimentos não perecíveis para a campanha Rio Grande contra Fome.

“Cantando Juntos o Mundo Melhora” traz performances sonoras para as composições: “Missioneiro” (Tio Bilia); “La Casa del Chamamé” (Antônio Tarrago Ros); “Milonga para as Missões” (Gilberto Monteiro); “Tio Bilia na 8 baixos” (Tio Bilia); “Km 11” (Transito Cocomarola); “Minuano” (Sadi Cardoso); “Barra do Ribeiro” (Guinha Ramires), entre outras músicas que compõem o universo deste que é um dos maiores músicos do Estado.

O concerto conta com a participação de alunos de várias unidades do projeto Fábrica de Gaiteiros. O músico Renato Borghetti junto com os professores das unidades, recebem grupos de alunos fazendo apresentações musicais estudadas, integrando alunos de diversos níveis de aprendizado.

Fábrica de Gaiteiros

Hoje, ao se falar em Renato Borghetti é impossível não referir-se ao projeto da Fábrica de Gaiteiros, que se sustenta, sobretudo na inclusão e no envolvimento dos jovens alunos que compõem a iniciativa. A Fábrica de Gaiteiros forma alunos de acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na região Sul do Brasil como gaita de oito baixos. Quando se trata da confecção dos instrumentos, a técnica utilizada é a de realizar o processo com madeira certificada de eucalipto, proveniente de plantios renováveis e ambientalmente sustentável.

Atualmente o projeto está acontecendo em um total de 21 municípios, contando com a participação de centenas de crianças e adolescentes entre as idades de 7 e 15 anos. Em meio às diferentes atividades do projeto, destacam-se apresentações do grupo de gaiteirinhos, que integra o plano pedagógico, e o desejo de proporcionar a experiência de palco para as crianças e adolescentes.

Projeto Sarau do Solar Colaborativo

Criado em 1993, o Sarau do Solar agora é colaborativo, pois possibilita que o público espontaneamente apoie financeiramente os artistas que se apresentam no Projeto. Nos locais dos espetáculos, são disponibilizados totens contendo o QR Code, para as colaborações espontâneas, via Pix diretamente para o artista. O evento também poderá ser visto ao vivo, pela TV Assembleia canal aberto 11.2 e pelo YouTube. Os organizadores solicitam também a doação de alimentos não perecíveis que serão encaminhado para a campanha Rio Grande contra fome.

Veja Também


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895