Sarau do Solar recebe o Projeto Pulso Livre

Sarau do Solar recebe o Projeto Pulso Livre

Show será realizado na Sala José Lewgoy da Assembleia Legislativa com repertório de canções inéditas e clássicos populares

Arte & Agenda

Grupo apresenta canções de chamamé e suas vertentes

publicidade

A Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara da Assembleia Legislativa do RS recebe, nesta quarta-feira, às 18h30min, o espetáculo musical Projeto Pulso Livre. O projeto é uma junção brasileira e holandesa de quatro músicos que compartilham do mesmo sentimento musical, o chamamé. 
No espetáculo, a voz de Nino Zannoni encontra o acordeon de Jonatan Dalmonte e os violões de Neuro Júnior (sete cordas) e Yuri Menezes (seis cordas). Juntos aportam suas novas ideias nos arranjos musicais e vocais com influências particulares de cada um de seus integrantes. 

O repertório traz canções autorais, instrumentais e cantadas, muitas inéditas e clássicos populares. Preservando a língua de origem do gênero musical, o show repleto de canções em espanhol apresenta uma perspectiva narrativa sobre a importância do chamamé e suas relações com a música e a cultura gaúcha, especialmente das zonas interioranas e fronteiriças do Estado, onde é notável a influência dos países vizinhos. Além disso, quando apresentam as canções instrumentais que compõem o repertório, os músicos discorrem brevemente sobre questões rítmicas, técnicas, estéticas e estilísticas das funções dos instrumentos musicais, com o objetivo de convidar os espectadores a conhecer a música de raiz sulina, o chamamé e suas vertentes.

Entre as composições do repertório estão as seguintes: “Por la costanera” (Lino Mancuello e Caye Gauna), “Lunita Entrerriana” (Octavio Osuna e Oscar Valles), “De vuelta al Pueblo” (Nino Zannoni e Miguel Tayara), “Camba Abel” (Antônio Niz), “Cosa de Hermanos” (Yamandu Costa e Rudi y Nini), “Pequeno Adios” (Nino Zannoni e Miguel Tayara) e “Cueco de barro” (Coqui Ortiz).

O ingresso é solidário, mediante doação de um quilo de alimento não perecível. Para quem não puder ir presencialmente, o show também poderá ser assistido pela TV Assembleia (canal aberto 11.2) ou pelas redes sociais da AL (F


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895