Arte & Agenda

Sarau gratuito celebra os 120 anos de Erico Verissimo no Instituto Ling

Com leituras, causos e milongas, tarde literária e musical em homenagem ao escritor acontece neste sábado, às 16h30

O evento, que celebra os 120 anos do escritor, conta com curadoria e mediação da professora de Letras Marcia Ivana de Lima e Silva
O evento, que celebra os 120 anos do escritor, conta com curadoria e mediação da professora de Letras Marcia Ivana de Lima e Silva Foto : Acervo Literário Erico Verissimo / Divulgação / CP

O Instituto Ling celebra os 120 anos de Erico Verissimo com um sarau gratuito que reúne leituras, causos e milongas em homenagem ao escritor que registrou e documentou de maneira única a história do Rio Grande do Sul. O evento, marcado para este sábado, dia 1º de novembro, às 16h30, conta com curadoria e mediação da professora de Letras Marcia Ivana de Lima e Silva, participação dos educadores e escritores Catia Simon e Sergius Gonzaga, além da presença musical do violonista e compositor Vinícius Brum. Para participar, é necessário fazer a inscrição sem custo no site.

Entre os destaques da atividade estão discussões sobre uma entrevista concedida por Erico Verissimo à escritora Clarice Lispector nos anos 1960, além de trechos de obras assinadas pelo autor gaúcho, entre elas “Olhai os Lírios do Campo” (1938), “O Senhor Embaixador” (1965) e “Incidente em Antares”, o último romance a ser escrito por Erico, em 1971. Para completar a tarde literária e musical no salão de eventos do centro cultural, o espaço ainda recebe os cafés especiais da Baden e uma banca de livros com curadoria da Livraria Baleia.

Sobre o homenageado

Nascido em Cruz Alta, em 17 de dezembro de 1905, Erico Verissimo ganhou o mundo escrevendo histórias que costuram o universo complexo e intimista de diferentes personagens, com amplos painéis sociais e históricos. Com olhar agudo e coração profundamente enraizado na cultura gaúcha, ele soube narrar a história, os costumes e os conflitos da região, como matéria-prima de uma narrativa envolvente e humanista. Seu talento para unir o regional e o universal fez da sua obra um testemunho vibrante da força da literatura como memória, crítica e celebração da vida. Celebremos então o gênio contador de histórias.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 16 de novembro de 2025

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio