Se depender dos fãs, saga de Harry Potter não acabou

Se depender dos fãs, saga de Harry Potter não acabou

Último filme sobre a história do jovem bruxo estreia em Porto Alegre

Virgínia Baumhardt / Correio do Povo

Saga do jovem bruxo durou 14 anos

publicidade

A segunda parte do filme “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, que estreia à meia-noite desta sexta-feira nos cinemas de Porto Alegre, marca o fim de 14 anos da saga do bruxo interpretado pelo ator inglês Daniel Radcliffe. Desde o lançamento do primeiro livro, em 1997, e do primeiro filme, em 2001, foram vendidos 400 milhões de exemplares da obra e arrecadados 6,4 bilhões de dólares em bilheteria.

A data termina com a expectativa pela continuidade da trama, mas não com a admiração pela história de J. K. Rowling. Em Porto Alegre, a estudante Juliane Vicente Lopes, de 17 anos, conta que começou a se interessar pela série há 10 anos, no lançamento do primeiro filme.

Influenciada por uma prima, ela leu “Harry Potter e a Pedra Filosofal” com apenas oito anos. “Para mim o Harry foi importante numa fase muito ruim da infância. Eu entrei naquele mundo do livro, da fantasia, e fugi da realidade. Hoje eu entendo que, se não fosse o Harry, eu poderia ter me drogado, ter feito outras coisas. Mas não: eu preferi imaginar que aquela história era verdade. Funcionou como uma terapia”, explica.

A estudante Priscila Simas Oliveira, de 19 anos, vai além: para ela, a série a ensinou a lidar com perdas e a respeitar as diferenças. Na história, os pais de Harry são mortos ainda no primeiro episódio por aquele que se tornaria o maior inimigo do bruxo: Lord Voldemort. O tema é retomado ao longo de toda a trama – o próprio Voldemort é obcecado pela imortalidade, o que, segundo a autora do livro, representa um medo comum a todos, o do fim da vida.

A série debate ainda o convívio entre opiniões contrárias ou tipos de pessoas diferentes – Harry é de uma família de “bruxos trouxas”, considerada inferior em relação aos do tipo sangue-puro. “A desigualdade existe sim, é algo comum na ‘vida real’. O livro trata isso pelos bruxos: até eles têm suas diferenças e precisam lidar com elas“, opina Priscila.


Bellatrix é uma bruxa puro-sangue e um dos personagens preferidos de Priscila | Crédito: Ricardo Giusti

Um dos personagens prediletos da estudante vive, inclusive, esse conflito: trata-se da bruxa puro sangue Bellatrix, fiel seguidora de Voldemort. Mesmo sendo “do mal” e lutando pelo poder do puro-sangue contra os “bruxos trouxas”, Priscila considera que a personagem tem outro valor importante: a determinação. “A Bellatrix é fiel ao que ela acredita, independentemente do que os outros pensam”, sentencia.

Tanto Juliane quanto Priscila concordam, aliás, que Harry é um dos personagens que menos agrada os adolescentes mais aficionados pela série: “Apesar de ele ser o tema principal da história, muita gente não se identifica com o Harry: acha ele bobo, impulsivo e muito protegido por todo mundo”, explica Priscila.

Segundo ela, os dois principais amigos do bruxo – interpretados por Emma Watson (Hermione Granger) e Rupert Grint (Ron Weasley) – costumam fazer mais sucesso do que ele nos encontros de fã-clubes.

O último filme

As estudantes enfrentaram, nas últimas semanas, uma expectativa que já é comum para elas. À meia-noite, Juliane e Priscila vão assistir com os amigos do fã-clube Herdeiros de Sonserina à primeira sessão do filme. Ambas estão bastante ansiosas pelo que verão. “Estou esperando muito, é o último e eu quero que fique marcado”, contou Priscila.

Elas lamentam o fim do ritual de esperar pelos lançamentos, opinar sobre as adaptações e conversar com os amigos sobre cada filme novo. Mesmo assim, Juliana acredita que a história não acaba com a estreia de “Relíquias da Morte”. “Eu acho que, enquanto existirem fãs de Harry Potter, ele continua existindo nessas pessoas. Pra mim, ele não vai morrer”, finaliza.


Último filme sobre a história do jovem bruxo estreia à meia-noite em Porto Alegre / Crédito: Ricardo Giusti

As últimas horas

O fã-clube Armada Hogwarts preparou uma programação especial para prolongar o último dia antes da estreia do filme. Nesta quinta-feira, haverá exposições, games, exibição de trailers, quiz, aula de poções, palestra e concurso no Shopping Total.

Confira a programação:
12h - abertura do beco diagonal (exposição e vendas)
13h - abertura da área de games
14h – 17h30min - exibição de trailers e fanfilmes no telão
18h - aula de Poções
19h30min - intervalo com aula de Estudo dos Trouxas na praça de alimentação
20h - Imagem e Ação "lúdico" na praça de alimentação
20h30min - fim do intervalo
21h - palestra "F.R.A.L.D.A."
21h30min - super Quiz
22h - Imagem e Ação
22h30min - Concurso Cosplay

A escritora J. K. Rowling não pretende deixar os fãs da série órfãos: recentemente, ela anunciou o projeto Pottermore, em que os internautas poderão contribuir para contar novamente história. Sem dar muitos detalhes, a escritora explicou,em um vídeoque divulgará também informações sobre o universo de Potter até hoje não reveladas. Os fãs podem se inscrever no site do projeto até o dia 31 de julho e o Pottermode começa oficialmente em outubro.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895