Arte & Agenda

"Secundas" vence Mostra Gaúcha de Curtas em Gramado

Documentário de Cacá Nazário fala sobre a ocupação de estudantes na Secretaria da Fazenda do RS no ano passado

Filme de Cacá Nazário venceu a Mostra Gaúcha de Curtas do Festival de Gramado
Filme de Cacá Nazário venceu a Mostra Gaúcha de Curtas do Festival de Gramado Foto : Cleiton Thiele / Pressphoto / Divulgação / CP
A noite do domingo foi a da premiação da Mostra Gaúcha - Prêmio Assembleia Legislativa, destinada aos curtas-metragens gaúchos, abrindo a sequência de entrega dos troféus competitivos do Festival de Gramado. A seleção exibiu produções de diferentes gêneros, como animação, documentário, ficção e conceitual.

O troféu de Melhor Filme foi para "Secundas", de Cacá Nazário, um documentário sobre a ocupação de estudantes na Secretaria da Fazenda do RS no ano passado, quando protestavam por melhores condições na educação e contra as medidas do governo Sartori, como o parcelamento dos salários, entre outras reivindicações. "Protestar no facebook é fácil", disse o diretor, justificando que o que lhe interessa é quem parte para ação. Este filme, realizado de forma independente e com algumas cenas feitas por celular, em meio a confrontos entre estudantes e policiais militares, tem um caráter fortemente político.

O curta "Sob Águas Claras e Inocentes", de Emiliano Cunha, recebeu quatro troféus: Melhor Direção, Melhor Produtor, Júri da Crítica e uma menção honrosa para o elenco. O curta tem uma proposta ousada e conceitual, apresentado um personagem representado por diferentes atores.  "Yomared", produção com caráter poético sobre uma artista de rua que vive em São Paulo, ficou com três troféus: Melhor Atriz, para Mariana Yomared, Melhor Música e Melhor Montagem para Lufe, Bollini, que, além de assinar a montagem, é o próprio diretor do curta. "Temporal", de Gabriel Honzik, ficou com Melhor Roteiro, Fotografia, Edição de Som. Receberam um troféu cada "1947", de Giordano Gio, na categoria de Melhor Ator para João Pedro Prates, e a animação "Solito", com a Melhor Direção de Arte para Eduardo Reis, que também assina a direção geral do curta.

Confira a lista de premiados do Troféu Assembleia Legislativa:

Melhor filme: “Secundas”, de Cacá Nazario
Melhor direção: Emiliano Cunha por “Sob Águas Claras e Inocentes”
Melhor ator: João Pedro Prates em “1947”
Melhor atriz: Mariana Yomared em “Yomared”
Melhor roteiro: Gabriel Honzik por “Temporal”
Melhor fotografia: Carine Wallauer por “Temporal”
Melhor direção de arte: Eduardo Reis por “Solito”
Melhor música: Mariana Yomared e Banda da Convenção de Malabares de Florianópolis em “Yomared”
Melhor montagem: Lufe Bollini em “Yomared”
Melhor edição de som: Ivan Lemos e Thiago Gautério por “Temporal”
Melhor produtor: Ausang, Davi De Oliveira Pinheiro, Emiliano Cunha e Pedro Guindani por “Sob Águas Claras e Inocentes”
Menção honrosa: ao elenco do filme “Sob Águas Claras e Inocentes”, de Emiliano Cunha

Prêmio Aquisição TVE:
Vencedor: “Gestos”, de Alberto Goldim e Júlia Cazarré
Menção honrosa: “Sena, o fio em prosa” de Marcelo da Rosa Costa e Cacá Sena

Prêmio do Júri da Crítica
“Sob Águas Claras e Inocentes”, de Emiliano Cunha

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 26 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio