Sedac anuncia mudanças para o Prêmio Minuano de Literatura de 2024

Sedac anuncia mudanças para o Prêmio Minuano de Literatura de 2024

Uma das novidades é a premiação em dinheiro para a categoria Livro do Ano

Correio do Povo

A secretária Beatriz Araujo anunciou as mudanças

publicidade

Realizado desde 2018, o Prêmio Minuano de Literatura é uma iniciativa do Instituto Estadual do Livro (IEL), instituição que é vinculada ao Departamento Estadual do Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Em um novo formato, a premiação volta a acontecer no ano que vem, em sua 6ª edição, após uma pausa em 2023. Entre as novidades apresentadas, um prêmio de R$ 10 mil será entregue na categoria Livro do Ano, além de promover uma política de circulação para que os vencedores possam participar de eventos literários em feiras do Rio Grande do Sul.

"O objetivo é fortalecer o prêmio, tornando-o mais atrativo, e também conectá-lo às outras políticas públicas que estão sendo desenvolvidas para a promoção da literatura em todo o estado", disse a secretária Beatriz Araujo, que anunciou as mudanças na tarde da terça-feira (14) no bate-papo “O processo criativo de livros premiados”, promovido pelo IEL na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, com vencedores do prêmio de 2022.

Mais informações sobre a 6ª edição da premiação serão divulgadas no início de 2024, junto ao edital e inscrições, que estarão abertas ainda no primeiro semestre do próximo ano. 

Sobre o Prêmio Minuano

Criado com o objetivo de valorizar e promover a literatura produzida no estado, o Prêmio Minuano de Literatura teve sua primeira edição no ano de 2018. A premiação contempla categorias como Conto, Ficção, Poesia, Infanto-juvenil, além de prestigiar autores e  tradutores nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul e editoras aqui sediadas, conferindo-lhes o reconhecimento da comunidade sul-rio-grandense e incentivando a leitura e a escrita no cenário local.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895