Semana de arte, papo e diversidade

Semana de arte, papo e diversidade

Exposições e palestras sobre arte para serem conferidas na semana


Coletiva do Ateliê dos Arteiros apresenta produções de 16 crianças e adolescentes realizadas durante a quarentena

publicidade

O Ateliê dos Arteiros realiza a abertura de exposição virtual, nesta terça-feira, às 15h, com apresentação pelo Facebook e Instagram do Centro Cultural 25 de Julho (@centrocultural25). A mostra comemora os dez anos da escola que promove, entre seus alunos, habilidades e criatividade, além do estudo de obras de artistas modernos e contemporâneos.  

A coletiva apresenta as produções artísticas de 16 crianças e adolescentes, realizadas nas oficinas de arte on-line durante a quarentena. São desenhos e narrativas inéditos, bem como poemas e textos ilustrativos. "Com a proposta de valorizar a construção de personagens através de jogos de criatividade, durante as oficinas as crianças foram estimuladas a soltarem a imaginação e aguçarem seu potencial criativo através de exercícios inventivos de desenho.", comenta a oficineira Ana Tedesco. A psicanalista e artista visual Anelore Schumann responde pela coordenação do projeto e curadoria da exposição.  

No sábado, às 19h, Dedé Ribeiro, selecionada pela Convocatória de Arte 2020, inaugura  “A Escolha do Acaso. Os trabalhos podem ser conferidos na plataforma UAV DIGITAL pelo sites.google.com/view/uavdigital. A artista exibe uma série de trabalhos marcados por sua faceta dramatúrgica na composição de suas colagens. O conjunto de 12 obras forma um oráculo com mensagens sugeridas ao público de forma interativa. A visitação presencial, na Galeria de Arte do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul, pode ser realizada de terça a domingo, das 15h às 22h. Demais horários somente por agendamento pelo e-mail uniartes@caxias.rs.gov.br. O acesso é gratuito e não necessita de inscrição. 

Para falar de arte 

O crítico, curador e pesquisador Rafael Vogt Maia Rosa ministra uma aula virtual e gratuita sobre arte brasileira, nesta terça-feira, a partir das às 18h30min. Ele fala sobre as produções artísticas dos últimos 60 anos, destacando a força e a influência do Neoconcretismo e seu legado para a arte contemporânea, incluindo a arte em tempos de pandemia. O encontro será transmitido ao vivo em plataforma digital. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

Na quarta-feira, a Galeria Ecarta promove bate-papo para refletir sobre a diversidade de abordagens na arte contemporânea com o responsável pela Galeria Prego, Chico Soll, e a mineira Ana Júlia Vilela, artista com proposta de trabalho entre o gráfico e o pictórico. A conversa trata também sobre o futuro projeto expositivo "O Romance Morreu". A mediação é de André Venzon, responsável pela coordenação da galeria. A conversa em formato de live, às 19h, com transmissão pelo Zoom em http://bit.ly/ecarta_live4. O acesso é gratuito e não necessita de inscrição.
 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895