Semana de Cinema em Esteio traz exibições de filmes até esta quarta

Semana de Cinema em Esteio traz exibições de filmes até esta quarta

Realizado desde o início da semana pelo Sesc Canoas em parceria com a Prefeitura de Esteio, filmes estão sendo apresentados na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya

Correio do Povo

Curtas do projeto Papo de Criança serão apresentados hoje na Semana do Cinema do Esteio

publicidade

O Sesc Canoas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Esteio, realiza a Semana de Cinema em Esteio. Com entrada gratuita, a seleção dos filmes visa valorizar produções artísticas locais e, após as exibições, haverá um bate-papo entre o público sobre a obra, com mediação da equipe de cultura do Sesc. As obras estão sendo apresentados na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (rua Padre Felipe, 900, Centro), em Esteio. 

A programação foi iniciada nesta segunda-feira, com a exibição dos curtas “Dando asas à Imaginação” e “As Aventuras de Minuano Kid”. Nesta terça-feira, a programação terá seguimento, às 14h30min, com a exibição de dois episódios do Projeto Papo de Criança, que explora a história das crianças HD e Malu. Elas estudam no mesmo colégio e estão sempre dispostas a aprender e se aventurar pelo mundo. No turno da noite, a partir das 19h30min, acontece a exibição do documentário “Vagantes”,  roteirizado e dirigido por Alexandre Derlam sob a temática do trem, do tempo e das vidas das pessoas que por ele passam. 

A Semana de Cinema de Esteio se encerra na quarta-feira, dia 29, com duas outras apresentações. Produzido e dirigido pelo Coletivo O Muro, o média-metragem "O Anexo Secreto - Adaptação da obra ‘O Diário de Anne Frank’" será exibido às 10h e remonta a história da jovem judia na tentativa de criar um território seguro dentro de um mundo em guerra. Às 14h30min, acontece a exibição do curta “Um pouco de Tonito”, produzido e dirigido por Alexandre Moraes, e que traz as memórias sobre política, música, cinema, literatura e a relação do escritor e jornalista Antonio Canabarro Trois Filho, o Tonito com o mundo no cenário de sua cidade, Canoas. Tonito trabalhou como cronista da Folha da Tarde, da Caldas Júnior, no final dos anos 1960, e foi um dos fundadores do jornal O Timoneiro, de Canoas, além da entidades de classe, como a Associação Canoense de Comunicação Social e Associação Canoense de Escritores. 

Grupos de escolas com interesse em levar turmas devem preencher o formulário pelo link: https://forms.gle/uT2RE1JQAkHStcsy7. Mais informações podem ser obtidas diretamente com a Unidade pelo telefone/Whatsapp (51) 3456-2013 ou através do e-mail agendamentocanoas@sesc-rs.com.br. 

PROGRAMAÇÃO 


28/11 (terça-feira)

Exibição dos curtas do Projeto Papo de Criança - Episódios "A Criação do Mundo" e "A Cratera" 

Horário: 14h30min

Roteiro/Dramaturgia: Ana de David, Danuta Zaghetto e Maurício Schneider

Duração: 25 min.

Classificação: Livre

Sinopse: Duas crianças que estudam juntas no mesmo colégio e estão sempre dispostas a aprender e se aventurar pelo mundo. No primeiro episódio de Papo de Criança HD e Malu encontram, no trabalho de história da escola, uma oportunidade para falar de suas origens. A partir daí, HD se vê instigado a descobrir e refletir sobre sua ancestralidade negra e a relação com sua família cheia de mulheres fortes.

No episódio "A Cratera", HD e Malu são pegos de surpresa ao se depararem com um enorme buraco na frente da escola. Como tudo pode ser um aprendizado para esses dois, eles fazem disso mais um tema para seus vídeos, questionando as condições de acessibilidade na cidade onde moram. Com ajuda da professora Nara eles descobrem novos olhares sobre inclusão e como o direito ao acesso é importante para todes.


Exibição do curta "Vagantes"

Horário: 19h30

Direção e roteiro: Alexandre Derlam

Produção: Prosa Filmes

Duração: 13 min.

Classificação: Livre

Sinopse: O trem está passando. O tempo está passando. A vida também. Em uma narrativa onde a descontinuidade dá o tom, palavras como perda, erro ou fraqueza não cruzam o caminho dos vagantes. 


29/11 (quarta-feira)

Exibição do média-metragem "O Anexo Secreto - Adaptação da obra “O Diário de Anne Frank"

Direção e produção: Coletivo O Muro

Duração: 30 min.

Classificação: Livre

Sinopse: A criação é baseada no livro "O Diário de Anne Frank", escrito pela jovem judia na tentativa de criar um território seguro dentro de um mundo em guerra. A família Frank parte da Alemanha em direção à Holanda para fugir do Nazismo, mas são obrigados a se confinar no Anexo Secreto para sobreviverem. A privação de liberdade leva a uma perda de identidade, onde residem os conflitos e reflexões de uma menina em plena puberdade. o filme intercala cenas do livro com o processo de criação do grupo para montagem do espetáculo.


Exibição do curta "Um Pouco de Tonito"

Direção e Produção: Alexandre Moraes

Duração: 12 min.

Classificação: Livre

Sinopse: Um Pouco de Tonito” traz as memórias sobre política, música, cinema, literatura e a relação do escritor e jornalista Antonio Canabarro Trois Filho, o Tonito com o mundo no cenário de sua cidade, Canoas. Uma entrevista exclusiva com o escritor, cedida em 2018 antes de seu falecimento em 2020.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 24 de fevereiro de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895