Semana de Moda de Milão tem inovação como tendência
Evento celebra recuperação econômica do setor com 150 coleções e 72 desfiles
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O principal fator para a retomada das vendas da moda foi o apetite de compra de paises emergentes amantes do luxo, como a China. A maison Gucci, emblema de luxo do grupo francês PPR, registrou em 2010 notável crescimento (18,3%), seguido pela marca Bottega Veneta, em uma tendência que marcou também o grupo italiano Prada.
Além dos elegantes palácios históricos, a prefeitura pôs à disposição outros espaços para a semana da moda: a moderna tenda transparente com capacidade para mil pessoas, instalada em frente à catedral, e um vagão de trem elétrico milanês "Meneghino", adaptado para acolher no sábado os desfiles de Alessandra Marchi. "A moda se abre para a cidade e dialoga com ela", disse a prefeita da cidade, Letizia Moratti.
Junto com o design, a moda pesa na economia milanesa com 13 bilhões de euros ao ano, o que corresponde a 22% do volume de negócios da indústria. O setor, um dos mais dinâmicos, conta com 15 mil empresas localizadas somente em Milão e arredores. Em 2010, foram criadas nada menos que 342 empresas no setor têxtil de roupas.
Entre as grandes empresas que abrirão os desfiles, estão Gucci, John Richmond e Alberta Ferretti, seguidas no dia seguinte por Max Mara, Fendi e Prada. Na sexta-feira será a vez de Moschino, Antonio Marras, Etro, Gianfranco Ferre e Versace, enquanto no sábado apresentam suas novas coleções Bottega Veneta, Jil Sander e Roberto Cavalli. No domingo desfilam Marni, Brioni, Dolce & Gabbana, Missoni e Salvatore Ferragamo, na segunda-feira Dsquared2 e Giorgio Armani.
O último dia, como é tradição, será dedicado aos novos talentos e estreantes na passarela milanesa. Entre as dezenas de novas marcas destacam-se dois nomes: a dupla italiana Carta e Costura e o turco Erkan Coruh. Enquanto isso, dezenas de jovens mulheres cheias de estilo invadem as ruas do centro de Milão, correndo para seus taxis e ônibus e muitas vezes posando para fotógrafos de sites e blogs de moda de rua, que se deliciam nesse período de moda na cidade.