Seminário itinerante aborda feminicídio nesta terça-feira
O evento conta com vivência teatral para estimular debates
publicidade
O seminário itinerante “Feminicídio e outras violências: conhecer para se proteger”, segmento do projeto “A Noiva da Lagoa” (contemplado no Edital Sedac 16/2021 - FAC Artes do Espetáculo) que esteve em cartaz em Porto Alegre e circulou por diversos municípios, encerra o projeto na capital, nesta terça-feira, 3 de outubro, às 14h. O evento ocorre no Foro Central de Porto Alegre (rua Aureliano de Figueredo Pinto, 105).
Esta atividade consiste na realização de uma vivência teatral de 1h30min, da apresentação de algumas cenas do espetáculo “A Noiva da Lagoa”, seguidas de discussão sobre o tema da violência doméstica, envolvendo a equipe do espetáculo, um representante do Departamento de Ensino e Desenvolvimento Social (DEDS) da UFRGS e sua comunidade.
A vivência teatral parte da técnica de Teatro-Fórum, desenvolvida por Augusto Boal, na qual a prática de exercícios teatrais desencadeia um processo de reflexão em grupo sobre temas sociais pungentes. Assim, são realizados exercícios de expressão corporal e vocal, seguidos de jogos teatrais e a elaboração de cenas pelos participantes, nas quais eles identificam as diferentes formas de violência no cotidiano.