Show em homenagem ao sanfoneiro Dominguinhos no YouTube

Show em homenagem ao sanfoneiro Dominguinhos no YouTube

A exibição do espetáculo com participações de Mariana Aydar, Anastácia, Lulinha Alencar, Elba Ramalho e Mestrinho será sábado, dia 11 de março

Correio do Povo

O sanfoneiro Dominguinhos (1941 - 2013) é homenageado em show

publicidade

Como forma de reverenciar a obra de Dominguinhos (1941 - 2013) e em homenagem aos 80 anos do artista que dominou com maestria a sanfona para cantar e tocar ritmos da música popular brasileira, o Projeto Memória Brasileira apresenta o programa especial "Dominguinhos 80". O instrumentista e cantor teria completado 80 anos, em 2021, mas por causa da pandemia, as homenagem são feitas agora. 

O programa foi gravado em 2022, no Teatro Vivo, em São Paulo, e será exibido gratuitamente no canal do Projeto Memória Brasileira no YouTube, no sábado, dia 11 de março, às 20h. Quem interpreta as canções do mestre são Mariana Aydar, Liv Moraes e Cosme Vieira, Mestrinho e Lulinha Alencar, Elba Ramalho e Anastácia, artistas que tiveram forte ligação com Dominguinhos.

E, também, Luísa Maita e Tiganá Santana, ambos admiradores do homenageado, mas que trilharam outros caminhos musicais e, aqui, trazem seu olhar pessoal para esta obra.   A direção musical é de Myriam Taubkin, que também é fundadora do Projeto Memória Brasileira, criado para desenvolver ações de valorização da música brasileira, e a direção de arte, de Gabriel Fontes Paiva, que pertence ao Projeto há 19 anos.

Os cantores foram acompanhados por uma banda formada por Cosme Vieira (voz e sanfona), Guegué Medeiros (percussão e bateria), João Taubkin (baixo elétrico), Salomão Soares (piano) e Zé Pitoco (zabumba, sax alto e clarinete), afora convidados muito especiais. A duração é de 70 minutos.

Foram selecionadas 14 canções. Entre elas, estão "Só quero um xodó", "Sanfona sentida" e "Ter você é ter razão". Há também duas músicas compostas em homenagem ao artista.

Dominguinhos

Símbolo da música do Nordeste e maior referência da sanfona no Brasil, Dominguinhos é o principal sucessor de Luiz Gonzaga, dando continuidade à sua obra e ampliando as possibilidades do instrumento ao tocar todos os gêneros.  O músico incorporou elementos de jazz e outros estilos musicais ao seu jeito de tocar, tornando-se dessa forma um músico respeitado internacionalmente, tanto na carreira individual como acompanhando artistas do calibre de Gal Costa e Gilberto Gil. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895