Show no Centro Histórico consagra os vencedores do 15º Festival de Música de Porto Alegre

Show no Centro Histórico consagra os vencedores do 15º Festival de Música de Porto Alegre

Etapa final da competição aconteceu na Praça da Alfândega, com apresentação de Claus e Vanessa

Guilherme Sperafico

Com a música "Laranjeiras", os músicos Ernesto Aguiar e Fabiano da Silva venceram na categoria Música em Geral

publicidade

Após um mês inteiro de disputas, os vencedores do 15º Festival de Música de Porto Alegre foram conhecidos no domingo, durante a etapa final da competição, realizada na Praça da Alfândega, no Centro Histórico. Na final estiveram as 12 músicas classificadas em quatro eliminatórias realizadas nas últimas semanas: seis na categoria Música em geral; três na categoria Músico de Rua; e três na categoria Kids.

Durante o evento deste domingo, além dos competidores, músicos profissionais também se apresentaram para o público. A abertura ficou com a cantora Ariane Wink, enquanto o encerramento foi comandado pela dupla de música pop, Claus e Vanessa.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, destacou a consagração dos músicos em um grande intercâmbio entre talentos, culturas, diferentes histórias e realidades. “Foi de altíssimo nível os participantes e agora os finalistas representam tudo que vimos nessas eliminatórias. A retomada do Festival de Música foi de grande importância para a cidade”, afirmou.

Os grandes vencedores da noite foram os músicos Ernesto Aguiar e Fabiano da Silva que, com a música ‘Laranjeiras’, venceram na categoria melhor Música em Geral e levaram para casa o troféu, entregue pelo prefeito Sebastião Melo, e o prêmio de R$ 10 mil. “Primeiramente querermos agradecer a todos por valorizarem a música, a cultura e a arte. A gente está muito feliz de estar nesse espaço e só temos a agradecer a todas as bandas, que também estavam em uma energia muito positiva”, comemorou Aguiar.

Além dos vencedores, a premiação contemplou o primeiro e segundo colocado com prêmios de 5 e 3 mil, respectivamente. A canção “Dores da Solidão”, de Lucas Daniel Ortiz Romano, conquistou o segundo lugar, enquanto “Teus Olhos Vão Me Hipnotizar”, de Rodrigo Godinho Corrêa, ficou em terceiro.

O primeiro lugar de cada categoria (Kids e Músico de Rua), levou o valor de R$ 3 mil. Foram entregues, também, prêmios para música revelação, melhor instrumentista, melhor torcida e música mais popular.

Os jurados que participaram da escolha foram: Hugo Pereira La Roque, Luciano Souza Gomes, Mariana de Oliveira Lima, Oswaldo Niluk Júnior e Rodrigo Lentino Machado. O troféu foi concebido pelo escultor, arquiteto e urbanista Vinicius Vieira.

Criado em 1998, o Festival de Música teve continuidade até a décima terceira edição, em 2010. Depois de uma pausa, foi retomado em 2019, em outro formato, mas sempre com o foco em composições inéditas, voltadas a todos os gêneros musicais.

Confira os vencedores:

Música em Geral

  • 1º lugar: Laranjeira (Ernesto Aguiar e Fabiano da Silva)
  • 2º lugar: Dores da Solidão (Lucas Daniel Ortiz Romano)
  • 3º lugar: Teus olhos vão me hipnotizar (Rodrigo Godinho Corrêa)

Kids: Janela (João Pedro de Azevedo Hann)

Música de Rua: Setenta, Setenta, Setenta (Dkg Dekilograma)

Revelação: Gaúcho (Lorenzo Cidade de Freitas e Carlos Freitas)

Música mais popular: Deixa o corpo mole (Cosme Ferreira Rodrigues)

Melhor instrumentista: Quebra-Cabeça (Pietra Keiber)

Melhor torcida: Tempo de Amar (Giovanna Soares Almada)


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895