Slow Food pretende mudar o mundo

Slow Food pretende mudar o mundo

Conceito está amparado no trio "bom, limpo e justo"

Thamara da Costa Pereira

O italiano Carlo Petrini, fundador do Slow Food

publicidade

Tendo como conceito: bom, limpo e justo, o criador do movimento do Slow Food, o italiano Carlo Petrini, anunciou uma revolução silenciosa que vem mudando comportamento a partir do ato mais íntimo do ser humano: comer. Segundo ele, a nova ordem que se contrapõe ao estressante estilo de vida dos grandes centros urbanos, passa por conhecer a origem dos alimentos, respeito à cozinha regional, preservação do meio ambiente e remuneração adequada dos produtores.

Conforme Petrini, a informação é o elemento fundamental na prática da filosofia Slow Food. “As pessoas precisam saber o que estão consumindo. Os rótulos das embalagens devem indicar tudo o que há no seu interior. Inclusive se contêm produtos transgênicos. É direito de cada um escolher que tipo de alimento deseja ingerir”, defende ele.

Se a proposta remete ao passado, o movimento não se furta de recorrer a modernos recursos tecnológicos para difundir seus propósitos e lança o aplicativo Slow Food Planet. Ao baixar o aplicativo no celular, o usuário tem acesso à rede Slow Food. Os resultados da busca evidenciam os locais mais adequados com fotos, endereço, telefone, faixa de preço e custo médio, link para o site, horário de funcionamento, descrição do local e o mapa. “Antes de Paris, que receberá o aplicativo em setembro, Porto Alegre já conta com a novidade”, informou Carlo Petrini.

A capital gaúcha é a primeira cidade brasileira a disponibilizar o app, que pode ser acessado em Italiano, inglês e português. Seu download é gratuito no Apple Store ou Google Play. Todos têm direito a uma área gratuitamente. Já os associados Slow Food podem baixar até dez áreas. Depois disso, cada item pode ser comprada por 1,99 dólares por ano.

A palestra de Carlo Petrini foi a atração da abertura da primeira edição do “Mesa ao Vivo RS” promovido pela revista Prazeres da Mesa e o Senac-RS. O megaevento reuniu, por dois dias, chefs consagrados do cenário nacional em Porto Alegre.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895