Smov promove exposição de arqueologia descoberta em obras de Porto Alegre

Smov promove exposição de arqueologia descoberta em obras de Porto Alegre

Secretaria de Obras também realiza visitas guiadas em áreas de descobertas históricas

Correio do Povo

Smov promove exposição de arqueologia descoberta em obras de Porto Alegre

publicidade

Integrando as comemorações dos 242 anos de Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) promove, a partir da próxima terça-feira, visitas guiadas e uma exposição com peças e fragmentos descobertos durante a realização de obras na Capital. A exposição denominada “Descobertas Arqueológicas em Porto Alegre: a arqueologia de uma cidade em transformação”, na Usina do Gasômetro.

Na mostra, poderão ser conferidas cerâmicas do período pré-colonial, peças em pedra, restos de alimentação, fragmentos de louças portuguesas e inglesas, cerâmicas de uso doméstico, moedas, entre outros objetos. As caminhadas terão como monitores arqueólogos da equipe responsável pelas descobertas das peças, e ocorrerão nos dias 26 e 28 de março com horários durante a manhã (10h) e a tarde (15h).

O público terá como ponto de partida a exposição da Usina do Gasômetro e de lá seguirá para as praças Júlio Mesquita e Brigadeiro Sampaio, locais de descobertas de vestígios centenários. Segundo Mauro Zacher, secretário da Smov, essa ação tem como objetivo mostrar como é possível unir o progresso sem perder de vistas o passado: ”O patrimônio arqueológico é elemento fundamental na constituição de identidade e na formação da cidadania”, afirmou Zacher.

Os interessados em agendar horário para as visitas guiadas poderão ligar para 3085.7766 a partir da segunda, em horário comercial. A ação é gratuita e sem restrições de público. Essa ação conta com o apoio das secretarias municipais de Cultura e de Comunicação Social e curadoria do arqueólogo Alberto Tavares.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895